Ciência descobre hábito simples e prazeroso que reduz risco de diabetes
O estudo da Universidade de Adelaide reforça descobertas anteriores sobre os efeitos benéficos do chá preto na regulação dos níveis de açúcar no sangue
Um hábito simples e prazeroso pode trazer benefícios consideráveis à saúde: beber chá preto diariamente pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. É o que revela um estudo conduzido pela Universidade de Adelaide, na Austrália. Segundo a pesquisa, pessoas que consomem chá preto todos os dias têm 53% menos chances de desenvolver pré-diabetes e um risco 47% menor de serem diagnosticadas com diabetes tipo 2, em comparação com aquelas que não possuem esse hábito.
Os resultados foram consistentes mesmo após considerar fatores como idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, níveis de glicemia em jejum, colesterol, hábitos como consumo de álcool e tabagismo, histórico familiar de diabetes e prática regular de exercícios físicos.
O estudo reforça descobertas anteriores sobre os efeitos benéficos do chá preto na regulação dos níveis de açúcar no sangue. O consumo regular da bebida parece aumentar a excreção de glicose na urina, auxiliando no controle glicêmico.
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
O que torna o chá preto tão eficaz?
Os benefícios podem estar relacionados ao processo único de produção do chá preto, que envolve fermentação microbiana, resultando em compostos bioativos com efeitos protetores. A pesquisa contou com 1.923 adultos de diferentes províncias da China, incluindo pessoas com níveis normais de glicose, pré-diabetes e diabetes.
Os participantes foram divididos em grupos conforme o tipo de chá consumido (preto, verde, escuro ou outro) e a frequência de consumo (nunca, ocasionalmente, frequentemente ou todos os dias). A análise revelou que aqueles que bebiam chá preto diariamente apresentaram maior excreção de glicose na urina e menor resistência à insulina.
Esses resultados sugerem que os compostos bioativos presentes no chá preto podem agir de maneira semelhante a medicamentos modernos usados no tratamento do diabetes tipo 2, ajudando a prevenir a doença e oferecendo proteção adicional para o coração e os rins.