Os hábitos de vida que podem prevenir o câncer de intestino, segundo a ciência
Esse é o terceiro mais comum no Brasil, com 20 mil mortes por ano; saiba como prevenir com hábitos saudáveis e exames regulares
O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um dos tumores mais comuns no Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados cerca de 45.630 novos casos, correspondendo a um risco de 21,10 casos por 100 mil habitantes.

A maioria dos casos desse tipo de câncer está relacionada aos hábitos de vida. Especialistas apontam que até 80% das ocorrências têm como causa fatores como tabagismo, alimentação inadequada, consumo de álcool e sedentarismo.
Como evitar o câncer de intestino?
Manter uma vida saudável é a principal recomendação para prevenir esse tipo de tumor. Além de evitar os hábitos que agridem o intestino, alguns comportamentos e escolhas alimentares têm mostrado benefícios adicionais na prevenção, como:
- Ministério do Trabalho abre 25 mil vagas em cursos gratuitos para jovens de até 29 anos
- Escolegis oferta 45 mil vagas para cursos gratuitos EaD
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
- Alimentação rica em fibras
Uma dieta equilibrada é essencial para proteger o intestino. Consumir fibras — presentes em alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais integrais — ajuda a manter o trânsito intestinal regular e reduz o risco de formação de tumores. Dietas com alto teor de carnes processadas, como embutidos e carne de sol, aumentam o risco de câncer.
Seguir uma dieta vegetariana bem planejada pode ser uma opção benéfica. As vantagens decorrem da ausência de carnes processadas e do maior consumo de fibras.
No entanto, mesmo dietas que incluem carne em quantidades moderadas podem trazer benefícios se forem saudáveis de maneira geral.
Não existe um alimento que previne a doença sozinho, mas um conjunto de hábitos saudáveis que faz a diferença.
- Exercícios físicos diariamente
A prática regular de atividades físicas está associada à redução do risco de câncer de intestino. Exercícios ajudam a regular o metabolismo, manter um peso corporal saudável e melhorar a saúde intestinal.
Caminhadas, corridas leves e atividades aeróbicas são boas opções para incluir na rotina.
- Manter níveis adequados de vitamina D
Há indícios de que níveis saudáveis de vitamina D podem estar relacionados à redução do risco de câncer colorretal.
A exposição moderada ao sol e alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos e ovos, ajudam a manter essa vitamina em níveis adequados.
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool é um fator de risco importante para o câncer de intestino. Limitar ou evitar bebidas alcoólicas é uma medida preventiva recomendada por especialistas.
- Parar de fumar
O tabagismo é um dos maiores vilões quando se fala em câncer de intestino e outros tipos de câncer. Abandonar o cigarro reduz consideravelmente os riscos e traz benefícios significativos para a saúde.
- Exames regulares são fundamentais
Além de adotar um estilo de vida saudável, realizar exames preventivos é essencial para identificar sinais precoces do câncer de intestino. O teste de sangue oculto nas fezes é recomendado anualmente e pode indicar a necessidade de uma colonoscopia.
Fazer exames anuais, praticar atividade física e ter uma dieta equilibrada não só reduzem o risco de câncer de intestino, mas também de outras doenças comuns.
Fique atento aos sinais
O câncer de intestino está se tornando mais frequente, e a conscientização é uma das principais armas contra a doença.
Esteja atento a sinais como alteração nos hábitos intestinais, sangue nas fezes e dor abdominal persistente, buscando orientação médica sempre que necessário. Conheça os sintomas iniciais da doença clicando aqui.