Homens tem mais HPV transmitido por sexo oral
Um em nove homens americanos tem a infecção oral por papilomavírus humano, o HPV, segundo uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos. Esse tipo de cepa, que se instala na boca ou na garganta, é transmitida pelo sexo oral e pode evoluir para câncer. O vírus foi identificado em 11,5 milhões de homens e 3,2 milhões de mulheres, segundo estudiosos da Universidade da Flórida.
A equipe descobriu que o HPV 16, uma das cepas responsáveis pela maior parte dos cânceres de boca e garganta, é sete vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres. Quase 2 milhões de norte-americanos do sexo masculino têm esse tipo de vírus, e a prevalência é maior entre os 50 e 69 anos.
Os dados, publicados no periódico Annals of Internal Medicine, mostram que os homens com múltiplos parceiros sexuais são os mais propensos a contrair o HPV oral.
- Coceira constante nas partes íntimas pode indicar um câncer raro
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- Estomatite: o que causa essa doença desagradável da mucosa oral
- Quais os sintomas de câncer de cabeça e pescoço?
Os pesquisadores ainda encontraram uma associação forte entre essa forma de infecção e o HPV genital. Homens que tiveram mais de 16 parceiros de sexo oral foram dez vezes mais propensos a ter uma dupla infecção. E os homens com histórico de outras infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, foram três vezes mais propensos a ter infecção oral e genital. Continue lendo no site do Dr. Jairo