Impotência: Botox pode ajudar no tratamento contra a doença

Apesar das evidências, especialistas investigam novos indícios que comprovem os benefícios do Botox

07/10/2023 18:00

Apesar das evidências que sugerem eventuais benefícios do Botox para a impotência, especialistas esperam por mais respostas sobre o tema- iStock/Getty Images
Apesar das evidências que sugerem eventuais benefícios do Botox para a impotência, especialistas esperam por mais respostas sobre o tema- iStock/Getty Images - Getty Images/iStockphoto

Com propriedades que ajudam a suavizar as rugas e evitar nova marcas de expressão no rosto, o Botox se tornou um dos produtos mais populares da mercado estético.

Recentemente, urologistas da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, observaram funcionalidades um tanto surpreendentes associadas ao produto, que podem ajudar no tratamento da disfunção erétil.

Publicado na revista científica Science, o experimento fez uma revisão de outras sete pesquisas que analisaram a relação entre o Botox e a disfunção erétil, envolvendo 362 homens. O cruzamento de informações levou a concluir que as evidências não apenas apresentaram um “claro benefício” da substância como o efeito teve validade de aproximadamente três meses.

Botox X impotência: Como foi feito o estudo?

Para chegar aos resultados, os voluntários receberam injeções de Botox ou placebo, que foram aplicadas na base do pênis. Enquanto a eficácia foi medida usando a escala de ereção de quatro pontos, variando de zero (quando o pênis não fica ereto) a quatro (quando o pênis fica completamente ereto e rígido).

Entre os efeitos observados durante o ensaio clínico, a equipe avaliou que, quando aplicado diretamente no pênis, o Botox relaxa o órgão e permite, assim, o aumento do fluxo sanguíneo e a ereção.

Além disso, de acordo com os resultados apurados, cerca da metade dos voluntários que receberam Botox responderam positivamente em todas as avalições até três meses depois da aplicação.

Apesar dos resultados positivos, os médicos ponderam que mais estudos são necessários e que o Botox não pode ser usado como alternativa ao tratamento de disfunção erétil até que os ensaios sejam concluídos.

Tratamento para disfunção erétil

Em meio aos estudos que tentam confirmar relação entre o Botox e a disfunção erétil, vários recursos podem ser utilizados na medicina para tratar a condição: drogas vasodilatadoras, reabilitação peniana, injeções penianas e até, como último recurso, o implante de próteses penianas.

O médico especialista é quem determinar o melhor caminho para cada caso.