Inchaço? Saiba como evitar retenção de líquido
Alimentação rica em sódio, gravidez, TPM e estresse estão entre as causas
Já aconteceu de você perceber que de repente, do dia pra noite, você ganhou dois quilos? Ou que acordou com os olhos e tornozelos bem maiores? O que pode estar acontecendo? Inchaço.
O inchaço e a retenção de líquidos no organismo são bem comuns. Estresse, exposição a toxinas, alimentação rica em sódio, TPM, gravidez, tudo contribui para o ganho de peso. Ganhamos medidas e perdemos roupas nessa gangorra interminável.
Quando, em nosso organismo, a proporção de água em relação aos sais fica desbalanceada, os rins tentam compensar essa diferença, retendo água no organismo para diluir o excesso de sódio.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
É natural a mulher sentir mais o impacto da retenção de líquido antes da menstruação e nos estágios finais da gravidez. Quando os sintomas se apresentam fora desses períodos, normalmente podem estar associados a hábitos alimentares inadequados, que interferem na produção de insulina e impactam no equilíbrio de fluidos e sódio nos rins. Claro que antes é preciso saber se não há alguma doença mais grave por trás disso, o que necessita de acompanhamento e tratamento específicos.
O sal de cozinha é um dos responsáveis pelo inchaço.
Continue lendo aqui e saiba quais são os alimentos que contribuem para e o que precisamos fazer para combater o inchaço.
Texto produzido por Melissa Setúbal publicado no Personare.