Infecção de Gabriela Pugliesi pode levar à necrose. Saiba mais
A blogueira fitness Gabriela Pugliesi postou, na última semana, a foto de uma ferida em sua perna. Mas, não se trata de um simples machucado, o que ela tem é erisipela, uma infecção cutânea que aparece quando há lesão na pele proveniente de uma picada de inseto, frieira, micose e até espinha.
Apesar de similar a uma ferida comum, sintomas como febre ou não conseguir pisar no chão devido à dor são sinais para procurar um médico, pois o quadro pode evoluir ficando mais grave causando necrose ou infecção generalizada, como explica o Dr. Carlos Machado, médico dermatologista e professor na Faculdade de Medicina do ABC, em entrevista ao Dr. Drauzio Varella.
Como tudo acontece?
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Estudo aponta 2 doenças que podem levar à demência; saiba como evitar
- Mosquito da dengue pica por cima da roupa? Veja a opinião de especialistas
“Em geral, tudo começa com um traumatismo muito pequeno. Pode ser uma picada de inseto, uma pequena erupção avermelhada ao redor do pé de atleta, um ferimento também pequeno, todos eles isentos de mal-estar ou qualquer outro sintoma. Os sintomas só se manifestarão se a pequena população bacteriana, que penetrou pelo ferimento da pele, tiver tempo e condições para multiplicar-se e produzir uma quantidade razoável de toxinas”, explica o dermatologista. Leia a entrevista completa.