Inteligência pode ser herdada da mãe e ciência explica motivo

22/09/2017 17:42

Se você é considerado (ou se considera) inteligente, agradeça sua mãe.

Elas transmitem para filhos maior parte da carga genética relacionada às habilidades cognitivas
Elas transmitem para filhos maior parte da carga genética relacionada às habilidades cognitivas - Getty Images/iStockphoto

Diversas pesquisas científicas já indicaram que são elas transmitem para os filhos a maior parte da carga genética relacionada às habilidades cognitivas, como explica matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

O pesquisador americano Robert Lehrke – autor do livro Sex Linkage of Intelligence (“Ligação do sexo à inteligência”, em português), afirma que a maior parcela da capacidade intelectual das crianças é gerada no cromossomo X.

Como as mulheres possuem duas vezes este cromossomo, elas teriam o dobro de probabilidade de repassar características ligadas à inteligência aos filhos.

Mas o estudo mais amplo sobre a relação que há entre os genes da maternos e a inteligência foi realizado pelo “MRC Social and Public Health Sciences Unit” (MRC Unidade de Ciências Sociais e de Saúde Pública), nos Estados Unidos.

Eles ouviram mais de 12.000 jovens entre 13 e 22 anos, analisando diversos aspectos físicos, socioculturais e econômicos.

Um indicador comum fazia que indivíduos fossem mais inteligentes: o QI da mãe
Um indicador comum fazia que indivíduos fossem mais inteligentes: o QI da mãe - Getty Images

O levantamento concluiu que, a despeito das diferenças, um indicador comum fazia com que alguns indivíduos fossem mais inteligentes: o QI da mãe.

Mas o que é inteligência?

Especialistas definem a inteligência como a capacidade que alguém tem para lógica, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.

Acredita-se que cerca de 50% de nossa inteligência surge dos genes herdados. Entenda mais sobre essa e outras pesquisas sobre o assunto no Minha Vida.