Inteligência pode ser herdada da mãe e ciência explica motivo
Se você é considerado (ou se considera) inteligente, agradeça sua mãe.
Diversas pesquisas científicas já indicaram que são elas transmitem para os filhos a maior parte da carga genética relacionada às habilidades cognitivas, como explica matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
O pesquisador americano Robert Lehrke – autor do livro Sex Linkage of Intelligence (“Ligação do sexo à inteligência”, em português), afirma que a maior parcela da capacidade intelectual das crianças é gerada no cromossomo X.
- Pesadelos podem sinalizar risco de demência, segundo estudo
- Ciência já descobriu o que poderia prever demência 10 anos antes
- Ciência descobre motivo do autismo ser mais frequente em meninos
- Alzheimer precoce: sintomas da doença que podem surgir aos 40 anos
Como as mulheres possuem duas vezes este cromossomo, elas teriam o dobro de probabilidade de repassar características ligadas à inteligência aos filhos.
Mas o estudo mais amplo sobre a relação que há entre os genes da maternos e a inteligência foi realizado pelo “MRC Social and Public Health Sciences Unit” (MRC Unidade de Ciências Sociais e de Saúde Pública), nos Estados Unidos.
Eles ouviram mais de 12.000 jovens entre 13 e 22 anos, analisando diversos aspectos físicos, socioculturais e econômicos.
O levantamento concluiu que, a despeito das diferenças, um indicador comum fazia com que alguns indivíduos fossem mais inteligentes: o QI da mãe.
Mas o que é inteligência?
Especialistas definem a inteligência como a capacidade que alguém tem para lógica, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.
Acredita-se que cerca de 50% de nossa inteligência surge dos genes herdados. Entenda mais sobre essa e outras pesquisas sobre o assunto no Minha Vida.