Internado devido a trombose, cantor Jerry Adriani morre aos 70
Entenda o que é essa complicação, quais os sintomas e saiba como evitá-la
Um dos ídolos da Jovem Guarda, o cantor Jerry Adriani morreu na tarde deste domingo, dia 23, aos 70 anos. Ele, que comemorou em 2015 os 50 anos de carreira e estava em turnê pelo país, enfrentava um câncer e estava internado no Rio desde o começo do mês devido a uma trombose na perna direita.
Embora pouca gente saiba, a trombose é uma doença bastante frequente e grave que pode resultar na obstrução de artérias, em embolia pulmonar e pode levar à morte. Abaixo, saiba mais sobre esse problema — o que é, quais são os sintomas, fatores de risco, possíveis tratamentos e como evitá-lo.
O que é a trombose?
A trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coágulo de sangue, chamado de trombo, dentro de uma artéria ou veia. É uma condição que acontece mais frequentemente nas veias das pernas e da pelve. A coagulação do sangue é uma reação natural do corpo humano a cortes e tem o objetivo de estancar o sangramento e evitar hemorragias. Porém, em certas situações, acontece a formação de coágulos sem que haja um ferimento e isso pode trazer riscos para a saúde.
- Trombose: reconhecendo sintomas e sinais
- Saiba como prevenir doenças cardíacas e manter seu coração saudável
- Como as varizes podem sinalizar outra grave doença; como detectar?
- Dicas essenciais para prevenir o AVC e cuidar da sua saúde
Por serem estruturas sólidas e moles, os coágulos podem se soltar da veia onde se formaram e percorrer a circulação sanguínea de volta para o pulmão, onde podem obstruir outras veias, causando a embolia pulmonar, uma condição grave e que pode levar à morte. Também é possível que esses coágulos se alojem em veias de outros órgãos, como cérebro e coração.
Algumas medidas simples podem prevenir a formação dos coágulos. Confira mais informações sobre como evitar a trombose no Blog do Consulta do Bem.
- Veja também: