Irmãos mais novos diminuem chances de obesidade em irmãos mais velhos, diz estudo
Ter irmãos mais novos é bom para a saúde das crianças. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ter um irmão ou uma irmã pode reduzir o risco de obesidade nos filhos mais velhos.
O estudo, que foi publicado na revista Pediatrics, analisou dados familiares e IMC (Índice de Massa Corporal) de aproximadamente 700 crianças nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, as crianças com irmãos mais novos tinham quase três vezes menos chances de serem obesas, quando comparadas às crianças que tinham somente irmãos mais velhos.
- Quer ir pro Nordeste? Veja o que há de melhor em cada época do ano
- Corona cria a primeira reserva solar do mundo no Brasil
- IA prevê parada cardíaca súbita dias antes de acontecer
- Consumo de bacon aumenta o risco de demência, indica estudo de Harvard
De acordo com a estatística mostrada na pesquisa, crianças que ganharam irmãos, se tornando irmãos mais velhos, entre as idades de dois e quatro anos, tinham probabilidades maiores de possuir um IMC saudável.
Os autores do estudo sugerem que tal dado pode acontecer devido aos hábitos alimentares da família, já que pais podem querer ajustar a forma de alimentar seus filhos com a chegada de um novo bebê. Considerando este raciocínio, eles ainda propõem que crianças com irmãos mais novos tendem a ser menos sedentárias, pois se tornam mais ativas com um bebê em casa.
Veja ainda: