Já ouviu falar em falsa miopia? Entenda como o uso de telas está enganando seus olhos

Por trás do hábito cotidiano de olhar para a tela do celular, esconde-se uma condição ocular que engana até os mais atentos: a falsa miopia

Por André Nicolau em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
25/04/2025 18:00

Em meio ao avanço da tecnologia e à crescente exposição a dispositivos digitais, especialistas alertam para os impactos invisíveis no funcionamento da visão – Tero Vesalainen/istock
Em meio ao avanço da tecnologia e à crescente exposição a dispositivos digitais, especialistas alertam para os impactos invisíveis no funcionamento da visão – Tero Vesalainen/istock - Tero Vesalainen/istock

É cada vez mais comum a sensação de vista embaçada após longas horas em frente ao computador ou celular. O que muitos não sabem é que esse desconforto pode ser o principal sinal de um distúrbio visual conhecido como falsa miopia, ou miopia acomodativa. A condição, embora transitória, pode evoluir e afetar a saúde ocular a longo prazo — especialmente em crianças.

O oftalmologista Hilton Medeiros explica que a falsa miopia surge quando o músculo ciliar — responsável por ajustar o foco do olho para imagens próximas — permanece contraído por tempo prolongado. “Esse músculo entra em fadiga por esforço contínuo. E quando isso acontece, ele não consegue relaxar o suficiente para focar em objetos distantes, o que gera a visão embaçada típica da miopia”, detalha.

Pessoas com hipermetropia, que já precisam de esforço extra para enxergar de perto, são mais vulneráveis. “O esforço excessivo para focar pode causar espasmos no músculo ciliar.

A visão continua nítida de perto, mas embaçada para longe — como se a pessoa tivesse miopia, mas sem alterações anatômicas no olho”, afirma o médico.

No entanto, é importante fazer um alerta: embora esse tipo de miopia seja reversível, ela pode, sim, evoluir para uma miopia real, especialmente em crianças, cuja visão ainda está em desenvolvimento. “Crianças têm quase o dobro de chances de transformar uma falsa miopia em verdadeira, principalmente se não houver acompanhamento oftalmológico adequado”, pontua Medeiros.

Falsa ou verdadeira: como diferenciar?

Apesar dos sintomas semelhantes, as duas formas de miopia têm causas e tratamentos distintos. A miopia verdadeira é causada por uma alteração estrutural no olho — normalmente um crescimento axial do globo ocular que faz a imagem se formar antes da retina. Esse tipo requer correção com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.

Já a falsa miopia, de origem funcional, costuma ser tratada com colírios que relaxam o músculo ciliar, exercícios visuais e, em alguns casos, óculos específicos para leitura. O diagnóstico, no entanto, só pode ser feito por um oftalmologista por meio de exames detalhados.

Cuidados essenciais para os olhos na era digital

A boa notícia é que medidas simples podem prevenir ou amenizar o problema. Veja algumas recomendações dos especialistas:

  • Faça pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de uso contínuo de telas;
  • Mantenha a tela do computador na altura dos olhos, evitando inclinações excessivas da cabeça; 
  • Prefira monitores com alta resolução para reduzir o esforço visual;
  • Pisque com frequência — isso ajuda a lubrificar os olhos e evitar o ressecamento.

No mundo cada vez mais digitalizado em que vivemos, proteger os olhos se tornou uma necessidade urgente. Ignorar os sinais pode custar caro à saúde ocular. E, nesse cenário, reconhecer a falsa miopia como um alerta — e não apenas um incômodo passageiro — é o primeiro passo para preservar a visão no presente e no futuro.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre 

A ansiedade é como uma tempestade interna que pode trazer consigo tensão, palpitações, suor frio e boca seca. Mas não se preocupe. Diagnosticada em cerca de 9,3% da população, Brasil é o pais com maior número de casos de ansiedade no mundo.

Existem técnicas incríveis, no entanto, que ajudam a acalmar a mente e o corpo, aliviando sintomas agudos ou, melhor ainda, prevenindo que eles apareçam. Por isso, confira: 4 métodos criativos para transformar ansiedade em serenidade.