Jet Lag Social: você pode não saber o que é, mas sofre com ele

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Por Superela
07/08/2017 12:45 / Atualizado em 10/08/2017 15:13

Se você é do tipo que gosta de viajar, sabe o que significa jet lag: quando o seu corpo sofre os efeitos de uma mudança de fuso horário. Mas você não precisa nem sair da sua cidade ou ser do time que viaja sempre para sentir esses mesmos efeitos no organismo. Com certeza você sofre do tal jet lag social.

A gente explica: o seu corpo tem um metabolismo, um relógio biológico, que funciona segundo um padrão e uma rotina. Quando você viaja, vamos supor para o Japão, a mudança de fuso é muito grande: são pelo menos 12 horas à frente do Brasil. Se você sai daqui à noite e chega lá também de noite, o seu organismo fica confuso e a sua rotina normal de sono é afetada.

No dia a dia, o jet lag social funciona mais ou menos da mesma maneira. Vamos supor que você deite para dormir todos os dias às 23h e acorde às 7h. Mas, um dia daquela semana você precisou trabalhar até mais tarde e acabou indo dormir à meia-noite, para acordar às 08h. Você dormiu as mesmas oito horas que nos outros dias, mas o seu fuso pessoal atrasou uma hora e o seu corpo vai precisar de um tempo de recuperação para ficar 100% novamente.

Segundo a Dra. Rosana Cardoso Alves, neurologista e especialista em Medicina do Sono do Fleury Medicina e Saúde, o corpo precisa de um dia para se recuperar de uma hora de fuso diferente. Ou seja, se você fez uma viagem para um lugar que está quatro horas de diferença do horário do Brasil, você precisará de quatro dias para se recuperar.

Quando estamos viajando, essa sensação fica mais latente porque é uma mudança muito brusca de um dia para o outro. Na rotina, no entanto, o jet lag social fica quase que mascarado com o estresse e o ritmo frenético, principalmente por conta do trabalho. Dormir pouco durante a semana e compensar o sono no sábado e domingo é totalmente normal – mas é só um reflexo desse distúrbio.

“As pessoas são privadas de sono, elas dormem menos do que seria adequado para elas. Chega no fim de semana, elas mudam totalmente e acordam mais tarde. Mas o ritmo é bagunçado”, completa a Dra. Rosana.

Sabe quando falam que o seu metabolismo muda com a idade? Pois bem, não é só com a chegada dos 30 anos que o seu corpo muda, o sono (e a alimentação) também afetam a forma como ele funciona. Basicamente, se você sofre de jet lag social, sente muito sono durante o dia e um cansaço sem motivo, além de viver com o humor em uma montanha-russa.

O que fazer se você sofre de jet lag social

Continue lendo aqui: Jet Lag Social: você pode não saber o que é, mas sofre com ele

  • Veja também: