Jojo Todynho revela queda de cabelo pós-bariátrica; é normal?
Os efeitos colaterais da bariátrica: Jojo Todynho aborda queda de cabelo
Na última semana, a cantora Jojo Todynho surpreendeu seus seguidores ao abordar os efeitos da cirurgia bariátrica no cabelo.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a cantora revelou que seu cabelo sofreu quebras e quedas após o procedimento cirúrgico.
Jojo ressaltou a importância da reposição de ferros e vitaminas para evitar tal problema após a realização da cirurgia.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Jojo Todynho revela QUEDA de cabelo pós-bariátrica
Além disso, ela contou que está fazendo tratamento com um tricologista e usando minoxidil, o que tem auxiliado no crescimento dos fios.
Para quem não sabe, a tricologia é a área responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos pêlos ou cabelos.
O que é o eflúvio telógeno?
A queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é, na verdade, um efeito colateral bastante comum e é cientificamente chamado de eflúvio telógeno.
Esta condição se caracteriza pelo aumento da queda diária dos fios de cabelo, causada por desequilíbrios nutricionais, estresse, uso de medicamentos, infecções e até mesmo no pós-parto.
No entanto, segundo estudos, 30% a 50% dos pacientes que passam por uma cirurgia bariátrica sofrem com este problema, que é diretamente relacionado às alterações alimentares resultantes do procedimento.
Por que a queda de cabelo ocorre após a CIRURGIA BARIÁTRICA?
Logo após a cirurgia bariátrica, os pacientes passam por um período de alimentação bastante restritiva, que pode acabar prejudicando a saúde dos fios e acelerando a queda.
Ademais, fatores de risco como desnutrição pré-operatória, baixa ingestão de alimentos e suplementação insuficiente também podem contribuir para o desencadeamento do eflúvio telógeno.
Vale destacar que o cabelo é uma das primeiras partes do corpo a manifestar sintomas de deficiências nutricionais.
Como evitar a QUEDA de cabelo após a CIRURGIA BARIÁTRICA?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, é possível prevenir a queda de cabelo depois da bariátrica.
Se a queda começar entre 3 e 6 meses após a cirurgia, é provável que esteja relacionada à rápida perda de peso e à baixa ingestão calórica. Se iniciar depois desse período, pode estar atrelada à deficiência de ferro, zinco e outros micronutrientes.
A boa notícia é que, em ambos os casos, o dano aos folículos capilares é reversível e o cabelo pode voltar a crescer. Mas, para que isso ocorra, é necessária uma alimentação balanceada e a suplementação correta de nutrientes, pré e pós-operatórios.
Além do mais, a avaliação frequente do couro cabeludo por um profissional da saúde também é importante para identificar qualquer alteração capilar e tratá-la de maneira adequada.