Jovem de 22 anos sofre AVC após sinal sutil dias antes

Ela foi levada às pressas para o hospital e lá permaneceu por sete semanas na UTI

Uma jovem de Nova Jersey, nos EUA, relatou ter notado um sintoma estranho, mas sutil dias antes de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aos 22 anos. O evento a deixou com o lado direito do corpo paralisado.

Morgan Bailey diz que já tinha uma saúde “perfeita” quando notou uma mudança em seus cílios. Eles pareciam repentinamente muito retos e não mais curvados para cima, o que deixou a jovem intrigada. Segundo ela, isso teria sido um aviso do que estava por vir.

Sinal sutil apareceu dias antes do AVC
Créditos: reprodução/Daily Mail
Sinal sutil apareceu dias antes do AVC

No dia em que sofreu o AVC, ela começou a sentir uma dor de cabeça que foi se intensificando e dormência no lado direito do corpo.

Com o agravamento da dor de cabeça, ela rapidamente procurou a amiga para dizer que não estava se sentindo bem. Ela conta que então teve a estranha sensação de que seu cérebro havia explodido.

Seus amigos a levaram às pressas para o hospital e lá permaneceu por sete semanas na UTI enquanto se recuperava do derrame.

Quando acordou, estava parcialmente paralisada e teve que aprender a andar, falar e escrever novamente. Por um anos, ela fez fisioterapia intensa, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Jovem sofre AVC aos 22 anos e fica parcialmente paralisada
Créditos: reprodução/Daily Mail
Jovem sofre AVC aos 22 anos e fica parcialmente paralisada

Possível causa do AVC na jovem

Bailey foi diagnosticada com uma malformação arteriovenosa (MAV) aos 18 anos, depois de cair e bater a cabeça na escola.

MAVs são emaranhados anormais de vasos sanguíneos que podem causar conexões irregulares entre as artérias e veias. Em alguns casos, os vasos sanguíneos que formam MAVs podem estourar, causando um derrame. No entanto, não está claro se isso foi o que causou o AVC nela.

Após o derrame, a jovem passou por uma craniotomia para remover parte da malformação e também recebeu radiação gama na porção restante que os médicos não puderam remover.

Os tipos de AVC e os fatores de risco

Um AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando o suprimento sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, levando à lesão ou morte das células cerebrais.

Existem dois principais tipos de AVC:

AVC isquêmico

É o tipo mais comum de AVC, responsável por cerca de 85% dos casos. Ele ocorre quando um vaso sanguíneo que leva sangue ao cérebro sofre um bloqueio por um coágulo de sangue (trombose) ou quando um coágulo se forma em outro lugar do corpo e segue pela corrente sanguínea até o cérebro (embolia).

AVC hemorrágico

É menos comum, mas geralmente mais grave. Ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe e sangra para dentro do tecido cerebral ou em espaços entre o cérebro e as meninges (membranas que o revestem).

Existem vários fatores de risco associados ao AVC, incluindo:

  • hipertensão arterial (pressão alta)
  • diabetes
  • tabagismo
  • colesterol alto
  • obesidade
  • histórico familiar
  • idade avançada

É importante adotar um estilo de vida saudável, controlar os fatores de risco e procurar atendimento médico regular para reduzir o risco de AVC.