Kiwi ajuda no combate à anemia, dizem especialistas
Entenda os benefícios do Kiwi e saiba por que é importante consumi-lo sempre que possível
Condição caracterizada pela redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) ou da quantidade de hemoglobina no sangue, a anemia compromete o transporte adequado de oxigênio para as células do corpo. A presença da doença pode levar a sintomas como fadiga, palidez e fraqueza.
Uma das formas de combater e prevenir a anemia, além do que pode ser receitado pelo médico, é o consumo adequado de nutrientes essenciais, como o ferro e a vitamina C. Entre algumas possíveis opções à mesa, o kiwi é uma fruta que apresenta diversos benefícios, sendo um aliado no combate à anemia.
Rica em vitamina C, a fruta é um nutriente que desempenha um papel fundamental na absorção do ferro proveniente dos alimentos que ingerimos. Além disso, a fruta aumenta a eficiência com que o organismo utiliza o ferro, favorecendo a produção de hemoglobina e, consequentemente, ajudando a prevenir e combater a anemia.
- Estudo revela 6 frutas que ajudam no ganho de massa muscular
- Uma fruta pode ajudar no seu objetivo de perder a barriga; conheça os benefícios
- Estudo mostra que estes são os alimentos mais saudáveis do mundo
- Dêmencia: Por que estes 2 fatores aumentam o risco da doença?
Outros benefícios Kiwi
Além de seus efeitos no combate à anemia, o kiwi é uma excelente fonte de betacarotenos, compostos com propriedades antioxidantes essenciais para neutralizar os radicais livres no organismo (moléculas instáveis que podem causar danos às células e contribuir para o envelhecimento precoce).
Não por acaso, o consumo regular de kiwi pode proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV do sol, ajudando a manter uma pele saudável e jovem.
Rica em pectina, a fruta também ajuda na hidratação das fezes e combate a prisão de ventre. Fora isso, o potássio presente no kiwi promove o relaxamento das artérias e ajuda a eliminar o excesso de sódio, auxiliando na regulação da pressão arterial.
Como consumir o kiwi?
Com benefícios parecidos à saúde, os principais tipos de kiwi são o verde, que possui pelos na casca e tem um sabor mais ácido, e o amarelo, que tem a casca lisa e um sabor mais doce.
Quanto ao consumo diário de kiwi, não há uma quantidade específica recomendada, mas é importante incluir uma variedade de frutas em sua dieta. A ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que equivale a cerca de 160 a 240 g por dia.
O kiwi pode ser consumido com ou sem casca, dependendo das preferências pessoais. Existem várias maneiras deliciosas de incorporar a fruta em sua alimentação. Natural, cortado em fatias ou adicionado a saladas de frutas, o kiwi ainda pode compor diversas receitas, como sucos refrescantes, picolés, mousses e geleias, acrescentando um toque de sabor e nutrientes a essas preparações.
Quando não comer
Apesar de ser uma fruta saudável e benéfica para a maioria das pessoas, é importante mencionar que algumas pessoas podem apresentar alergia ao kiwi.
Assim, pessoas com histórico de alergias alimentares devem estar atentas a possíveis reações e evitar o consumo caso necessário. Vale destacar, por fim, que o recomendado é consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientações personalizadas.