Lavar frango cru pode trazer riscos à saúde: entenda os motivos
Ao contrário do que se imagina, o hábito de lavar o frango cru antes de cozinhá-lo pode trazer riscos à saúde
Ao contrário do que se imagina, o hábito de lavar o frango antes de cozinhá-lo pode trazer riscos à saúde.
Isso porque, de acordo com especialistas, durante a lavagem, as bactérias não vão somente para o ralo e podem se espalhar ao redor da pia, contaminando eventualmente outros alimentos e utensílios de cozinha
A descoberta foi divulgada pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA, que por meio de um estudo concluiu 90% das donas de casa nos Estados Unidos costumam lavar o frango antes de cozinhá-lo.
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
No entanto, o frango cru, geralmente, está contaminado com as bactérias Campylobacter, Clostridium perfringens ou Salmonella, que podem gerar intoxicações alimentares severas.
Como, por exemplo, a enterite (inflamação da mucosa do intestino delgado) causada pelo microorganismo Campylobacter, uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar. Essa bactéria se espalha pela ingestão de alimentos infectados e pode causar diarreia, dor abdominal, febre, náusea e vômito.
Entre as recomendações do órgão americano para evitar problemas incluem lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes e depois de mexer com o frango cru, usar uma tábua de corte separada para o cortá-lo e ainda verificar a temperatura de cozimento da ave.