Leucoplasia: entenda a condição de Lula e como ele está após a cirurgia

Hospital informou que o petista realizou um laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda

O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva teve alta nesta segunda-feira, 21, após passar por cirurgia no domingo para remover leucoplasia na corda vocal. O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e coordenado por Roberto Kalil, médico de Lula.

Conforme nota da assessoria de imprensa do petista, ele foi submetido a uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda.

Lula passa por cirurgia para retirada de leucoplasia
Créditos: Ricardo Stuckert
Lula passa por cirurgia para retirada de leucoplasia

A leucoplasia é uma espécie de lesão potencialmente maligna, que se manifesta como placa branca (lesão plana) nas superfícies da mucosa oral.

Esse tipo de lesão ocorre pelo depósito de queratina sobre a mucosa da laringe. Os médicos não sabem ao certo o que causa a leucoplasia, mas consideram que o cigarro, consumo de álcool, refluxo e abuso vocal parecem ser responsáveis por boa parte dos casos.

Leucoplasia é câncer?

A maioria das manchas de leucoplasia não são cancerígenas, embora algumas mostrem sinais precoces de câncer e aumentem o risco de câncer bucal.

No caso de Lula, o boletim médico informou que foi verificada a ausência de neoplasia, ou seja, não se tratava de tumor maligno.

O presidente eleito passa bem e já está em casa se recuperando do procedimento. “Tudo resolvido e bem”, escreveu ele em suas redes sociais.

Sintomas da leucoplasia

O principal sintoma da leucoplasia é a rouquidão, que tende piorar com o tempo, assim como aconteceu com Lula. A condição também pode causar ardência, fadiga ao falar e sensação de corpo estranho na garganta.

É importante procurar um médico ao notar placas brancas ou feridas na boca que não cicatrizam sozinhas em duas semanas; caroços ou manchas brancas, vermelhas ou escuras na boca; alterações persistentes nos tecidos da boca; dor de ouvido ao engolir; redução progressiva da capacidade de abrir a mandíbula.

Porém, em muitos casos, a condição é silenciosa no início. Então, para a detecção é importante que, nas visitas a ao dentista ou médicos, seja solicitado exame da mucosa oral, especialmente nas áreas laterais da língua, gengiva, mucosa da bochecha, e céu da boca.

Veja a íntegra do boletim médico de Lula:

BOLETIM MÉDICO

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
21/11/2022
8H

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.
Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

Dr. Luiz Francisco Cardoso, Diretor de Governança Clínica
Dr. Ângelo Fernandez, Diretor Clínico