Lista destaca alimentos ricos em cálcio para adotar na dieta

Cálcio é o nutriente mais abundante no corpo humano

14/10/2023 09:00

Cálcio é o nutriente mais abundante no corpo humano – iStock/Getty Images
Cálcio é o nutriente mais abundante no corpo humano – iStock/Getty Images - Getty Images

Variedade de nutrientes é a chave para uma alimentação saudável e o consumo de alimentos ricos em cálcio oferece ótimos benefícios para o funcionamento do corpo. Isso porque evidências médicas mostram que o cálcio é um dos minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Facilmente associado ao leite, o cálcio, no entanto, está presente em uma série de opções de alimentos ricos em minerais, inclusive sem origem animal.

Afinal, qual é a importância do cálcio no corpo?

Apoio à estrutura dos músculos esqueléticos, o cálcio é um nutriente que atua na composição óssea do corpo. Entre outras funções, ele faz parte das atividades do sistema nervoso, auxilia na contração muscular, é essencial para manter a frequência cardíaca e também ajuda a regular o pH do sangue.

Por não ser um nutriente sintetizado naturalmente pelo corpo, o seu consumo por meio da alimentação é altamente recomendado. De acordo com a Federação Internacional de Osteoporose, a ingestão de 1g de cálcio por dia para um adulto é o recomendável para a manutenção dos níveis de cálcio.

Quais alimentos contém cálcio?

A boa notícia é que existem muitos alimentos com esse nutriente que podem fazer parte do cardápio do seu dia a dia. A começar pelo leite, conhecido como a melhor fonte de cálcio para corpo humano.

Além dele, entre os  principais alimentos de origem animal ricos em cálcio estão:

sardinha;
salmão;
queijo muçarela;
iogurte natural;
frutos-do-mar (mexilhão e ostras, por exemplo).

Enquanto alimentos ricos em cálcio sem origem animal, para quem tem intolerância à lactose ou adota uma dieta vegana ou vegetariana, podem ser:

brócolis;
chia;
semente de gergelim;
tofu;
agrião;
couve-manteiga;
feijão;
quiabo;
grão-de-bico;
soja;
amendoim e amêndoas.

Com informações do site Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein.