Luana Piovani alerta sobre menopausa; veja os sintomas
Atriz abre o jogo sobre a menopausa e seus sintomas, compartilhando sua experiência pessoal
A atriz Luana Piovani está compartilhando abertamente sua experiência com a menopausa, uma fase que marca o fim da capacidade reprodutiva das mulheres. No domingo, 11, ela revelou que tem enfrentado episódios de perda de memória e zumbidos no ouvido, sintomas que estão associados às alterações hormonais características dessa fase da vida.
“Esse negócio de menopausa não é mole não. Eu já estou com meu negocinho de zumbido no ouvido, mas não está tão alto, não me incomoda muito. Mas esquecer as coisas, da memória não estar funcionando. Ficar ‘ééééé?’. Que coisa chata”, diz Luana Piovani, de 46 anos.
Sintomas da menopausa
Conforme a literatura médica, nove em cada dez mulheres experimentam os primeiros sintomas da menopausa entre os 45 e 55 anos de idade. Com o tempo, esses sintomas tendem a se intensificar à medida que os níveis de hormônios femininos diminuem.
- Climatério: conheça os 6 sintomas mais comuns e como aliviá-los
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
- 6 sintomas da ansiedade matinal; saiba como tratar
- Menopausa: sintomas e cuidados para melhorar a rotina
Segundo uma pesquisa realizada em 2021 pela empresa de absorventes Always Discreet, a maioria das mulheres só percebe que está entrando na menopausa cerca de sete meses após o início dos primeiros sintomas. O estudo contou com a participação de mil mulheres.
O sintoma mais conhecido da menopausa é a irregularidade menstrual, em que a mulher deixa de menstruar mensalmente. Além disso, outros sinais comuns incluem dificuldade para dormir, alterações de humor, episódios de calor intenso, conhecidos como fogachos, e suores noturnos.
Segundo a Pesquisa Anual de Menopausa 2022, conduzida pela fabricante de suplementos Dr. Vegan com a participação de mil mulheres da Grã-Bretanha, aproximadamente um quinto das mulheres experimenta zumbido no ouvido durante esse período. Esse problema está associado à queda nos níveis hormonais e pode desaparecer naturalmente.
A redução dos níveis de hormônios femininos também afeta a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento equilibrado do sistema nervoso central, resultando em uma variedade de sintomas emocionais. Esses sintomas incluem perda de memória – também mencionada por Piovani -, irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, ansiedade e melancolia.