Luciano Szafir lamenta morte de irmã, símbolo da luta contra ELA
Símbolo da luta contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), a advogada Alexandra Szafir, de 50 anos, morreu por volta das 23h desta quinta-feira (3). A doença provoca a degeneração progressiva de neurônios, causando falência muscular e motora e dificuldades respiratórias.
Alexandra tinha sido internada na quarta-feira (2), no HCor, em São Paulo, com insuficiência respiratória e início de pneumonia.
No Instagram, o irmão da advogada, o ator Luciano Szafir, disse que Alexandra era “a maior guerreira” que havia conhecido. “Perdeu a batalha para essa doença nojenta […] Ale obrigado por tantos bons momentos na minha vida. Te amo pra sempre!!!!”, escreveu.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Mesmo com as dificuldades causadas pela doença, Alexandra escreveu dois livros. O último, “desCasos 2”, foi lançado em 2014 . Ela escrevia apenas com o piscar dos olhos, que era como escolhia as letras. A renda da obra foi revertida para pesquisar a cura da ELA.
Em cerca de 10% dos casos, a doença é causada por um defeito genético. Nos demais casos, a causa é desconhecida. A ELA afeta aproximadamente cinco de cada 100 mil pessoas em todo o mundo.