Mãe cria jogo para ajudar crianças com autismo a fazerem compras
Pais de crianças com autismo muitas vezes enfrentam dificuldades para levá-las a uma compra no supermercado, por exemplo. Isso porque o ambiente cheio e barulhento, mais o excesso de iluminação do local podem incomodar muito o autista – algo que Jenny Barnett, mãe do pequeno Charlie, de cinco anos, descobriu já há um tempo.
De acordo com informações do Daily Mail, Charlie é autista e sua mãe não conseguia levá-lo às compras com ela: “Quando ele era mais novo, costumava se jogar no chão quando estava em uma loja grande – era claramente barulhento e cheio demais para ele”. No entanto, empenhada em achar uma solução, Jenny desenvolveu um jogo que ajuda crianças como Charlie a lidarem com esse tipo de situação.
O jogo, batizado de “Os pequenos ajudantes felizes”, auxilia o pequeno a se sentir envolvido com as compras. Ele leva uma lista dos itens que serão adquiridos e pode assinalar quando os pega. Na cartela, os símbolos do mercado vêm em velcro, podendo ser colados nos campos de “O que precisamos” e “Já pegamos”. Carinhas felizes e símbolos X também ajudam a marcar os objetos na lista.
- Vitamina D: quem pode tomar de acordo com as novas diretrizes?
- BlaBlaCar tem passagem de ônibus grátis em rotas para o litoral
- Por que nunca combinar estes alimentos com café?
- Estudo revela uma vitamina que pode retardar o avanço do câncer de próstata
A cartela, que pode ser usada por qualquer criança, está sendo distribuída na rede de lojas Asda, para que milhares de pais e mães possam enfrentar essa atividade com mais tranquilidade e conforto. Jenny diz: “A lista de compras alivia a pressão e ajuda a criança a se concentrar em uma missão, que diminui o estresse. É uma sensação muito legal andar em uma loja Asda e ver outra criança se beneficiando da minha ideia. Vai ajudar tantas crianças, é ótimo!”.
Leia mais: