Maraísa não se adapta a balão gástrico e opta por lipoaspiração

20/04/2017 11:10

Há dois meses, Maraísa, a morena da dupla com a gêmea Maiara, decidiu fazer uma lipoaspiração, após retirar o balão gástrico que a incomodava. Desde então perdeu quase 10kg dos 70kg que pesava.

Agora, Maiara, pretende fazer a operação. A ruiva pesa atualmente 70kg.

Outra cantora sertaneja que recentemente retirou o balão gástrico por não ter se adaptado ao uso dele foi Marília Mendonça.

Técnica tem contraindicações e também deve ser acompanhada de mudança de hábitos - Getty Images/iStockphoto

Saiba mais sobre o Balão Gástrico

O Balão Gástrico proporciona perda de até 12% do excesso de peso em 6 meses. Segundo Martinho Rolfsen, Cirurgião do Aparelho Digestivo, relata ao Minha Vida, parceiro do Catraca, é sugerido para pacientes que estão com sobrepeso ou obesidade leve, ou aqueles que têm índice de massa corporal muito elevado.

A técnica não é indicada para pessoas com resistência a dietas e programas de mudança de hábitos, com doenças inflamatórias gastrointestinais, gestantes ou mulheres em período de amamentação, dependentes de álcool ou drogas, entre outros.

É importante procurar um especialista para saber se o paciente é um candidato à cirurgia ou se há outras técnicas mais adequadas para o caso.

O implante é realizado por meio de endoscopia, colocando o balão de silicone na parte mais alta do estômago – o fundo gástrico – e preenchendo-o com ar ou uma composição com soro fisiológico.

“Todo o alimento ingerido a partir da colocação do balão, vai se depositar primeiro em cima do balão, que vai estar ocupando o fundo do estômago”, diz Rolfsen. Assim o alimento encontra menos espaço, o que causa distensão do órgão e dá maior sensação de saciedade.

Mas a técnica não é milagrosa, é necessário que a pessoa mude hábitos alimentares. “A reeducação é fundamental, pra que ele mude esse estilo de vida, que, normalmente, até então não deu certo, tanto que levou à obesidade” dia Sônia Soares Watanabe, nutricionista, ao Minha Vida.

Segundo ela, é importante fazer de 5 a 6 refeições por dia, mastigar bem os alimentos, ingerir mais fibras (frutas, legumes, verduras). Além de fazer exercícios físicos.

O implante é reversível e o balão deve ser retirado do corpo do paciente após 6 meses. “Faz uma perfuração no balão, esvazia completamente o volume do balão, introduz uma pinça e realiza a retirada, com muita tranquilidade”, diz Martinho.