Medicamento anti-HIV começa a ser distribuído no país
Medicamento é distribuído nos EUA desde 2012 e será distribuído em 11 estados
No mês de conscientização sobre prevenção ao HIV e à AIDS, o governo brasileiro anunciou uma importante medida que distribuirá o medicamento Truvada, capaz de prevenir a infecção pelo vírus.
Distribuído entre as populações mais vulneráveis, sobretudo jovens entre 15 e 24 anos, o Brasil será o primeiro país da América Latina a adotar o uso do remédio.
Oferecido gratuitamente em 35 centros de saúde de 11 estados, a distribuição faz parte do programa de Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e permitirá dez mil tratamentos preventivos disponíveis inicialmente.
- Ativistas comentam caso dos transplantes no Rio de Janeiro: “Inadmissível; o impacto desse incidente é significativo!”
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- Sintomas de HIV que podem aparecer no início da infecção
- Aids 2024: Projeto PrEP na Rua, que foca na expansão do acesso à profilaxia em São Paulo, é destaque na Conferência Internacional de Aids
Aids triplicou entre homens de 15 a 19 anos
De 2006 a 2016, o número de casos de aids entre homens de 15 a 19 anos praticamente triplicou, chegando a 6,7 casos por 100 mil habitantes, segundo informações da Unaids. Já entre homens de 20 a 24 anos, o número quase dobrou, alcançando 33,9 casos por 100 mil. Entre os soropositivos dessa faixa, está a menor taxa de pessoas em tratamento: 34%, ante 14% na faixa acima dos 60 anos.
Na primeira fase do projeto, a Prep será distribuída a outros grupos considerados vulneráveis: profissionais do sexo, transexuais, usuários de drogas e pessoas que relacionam com parceiros soropositivos. Mas antes de oferecer o medicamento, os serviços de saúde realizarão uma triagem dos candidatos.
Os defensores da técnica dizem que a experiência brasileira será crucial para mostrar ao mundo os benefícios do investimento na prevenção. O uso do medicamento combinado foi aprovado em 2012 pelos Estados Unidos.