Medicamento para hipertensão pode causar câncer, diz Anvisa

Anvisa recomenda que o tratamento não seja interrompido antes de consultar o médico

Por: Redação Comunicar erro

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) considerou plausível a associação entre o uso prolongado de medicamentos contendo hidroclorotiazida  e o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma.

Istock/pixelprof
A Anvisa também solicitará a inclusão dessa nova informação à bula

O hidroclorotiazida é usado na fabricação de remédios para hipertensão arterial e tratamento de edemas.

A Anvisa recomenda que o tratamento não seja interrompido antes de consultar o médico. Para os pacientes que já fazem uso de medicamento com hidroclorotiazida, os profissionais de saúde devem informar sobre o risco de câncer de pele não-melanoma.

Quem usa fármacos com essa substância deve verificar regularmente a pele e avisar ao médico caso perceba novas lesões cutâneas.

A Anvisa também solicitará a inclusão dessa nova informação à bula de todos os medicamentos que contém o princípio ativo hidroclorotiazida.

Casos de câncer de pele não-melanoma são comuns e ocorrem com maior frequência em pessoas de pele clara com exposição solar prolongada.

Compartilhe:

Tags: #Anvisa
1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …