Médicos criticam ‘ribcage bragging’, mania nas redes sociais
Como se as redes sociais já não estivessem cheias de fotos super editadas que reforçam padrões de beleza irrealistas, uma mania no Instagram e preocupando muitas pessoas – médicos inclusos. Trata-se do “ribcage bragging”.
O termo em inglês significa “exibição da caixa torácica”. Famosos estão postando fotos que evidenciam sua formação óssea na região do abdômen; e quanto mais magros, mais evidente ela é. Bella Hadid e Kourtney Kardashian são algumas celebridades que já compartilharam fotos assim na internet:
https://www.instagram.com/p/BN44acmA638/
Não é possível afirmar se elas fizeram as fotos de maneira que mostrassem as costelas propositalmente. A questão é que mais pessoas estão percebendo essa tendência nas redes sociais; há até quem deixe comentários nas publicações apontando isso.
A preocupação é que o “ribcage bragging” leve à criação de expectativas irrealistas em relação ao corpo, o que, por sua vez, pode dar início ao desenvolvimento de um transtorno alimentar ou de uma obsessão por exercícios físicos. Além disso, a pressão para ter um corpo com essa aparência pode levar à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.
Em entrevista ao O Globo, o endocrinologista Francisco Tostes observou que corpos que têm a caixa torácica à mostra têm um percentual de gordura muito baixo, e é difícil chegar a esse ponto de maneira saudável. Além disso, ele advertiu que a magreza extrema pode causar distúrbios hormonais.
O importante é lembrar que não existe o “corpo perfeito” ou “a aparência certa”. Cada um de nós tem um tipo físico e uma estrutura óssea. A beleza vem em várias formas; e a nossa saúde sempre deve ficar em primeiro lugar.