Qual o melhor horário para jantar para quem quer perder peso? Harvard responde
Comer tarde tem um efeito significativo nos hormônios responsáveis pelo apetite
Pesquisadores de Harvard apontam que adiantar o jantar pode ser uma escolha poderosa para quem busca controlar o apetite, aumentar os níveis de energia e, de quebra, manter ou perder peso.
Um estudo publicado na renomada revista Cell Metabolism revelou que as chances de sentir fome ao longo do dia caíram pela metade entre aqueles que encerraram a refeição principal às 17h, em comparação aos que optaram por jantar às 21h.
Qual o melhor horário para fazer as refeições?
Comer tarde tem um efeito significativo nos hormônios responsáveis pelo apetite. A pesquisa mostrou que a leptina, conhecida como o “hormônio da saciedade”, apresenta níveis mais baixos em quem janta próximo à hora de dormir, enquanto a grelina, que estimula a fome, permanece em alta.
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
- Ácidos graxos no cordão umbilical podem influenciar o risco de autismo
Além disso, o corpo queima calorias mais devagar à noite, e até mesmo a atividade genética das células de gordura muda para favorecer o armazenamento. Já quem opta por jantar por volta das 17h tende a evitar esses efeitos, promovendo um metabolismo mais eficiente e reduzindo a probabilidade de acumular gordura.
Dicas práticas para a rotina
Se jantar tão cedo parece um desafio, uma alternativa viável é garantir que a última refeição aconteça pelo menos três horas antes de dormir. Assim, o corpo tem tempo suficiente para uma digestão tranquila e saudável.
O relógio pode ser um grande aliado na busca por equilíbrio e bem-estar. Que tal ajustar seus horários e experimentar os benefícios de um jantar mais cedo?
Outras dicas de Saúde na Catraca Livre
Manter a sua saúde não é apenas uma questão de bem-estar momentâneo, mas uma forma de garantir uma vida longa e plena. Investir em hábitos saudáveis que beneficiam o cérebro é mais do que uma necessidade: é uma escolha inteligente para um futuro melhor. Por isso, confira alguns hábitos para melhorar a saúde do cérebro