Metade das mortes de câncer seria evitada por estilo de vida saudável, diz estudo
Um estudo divulgado nesta quinta-feira (19) pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, revela que até 40% dos casos de câncer, e metade das mortes pela doença, são resultados de maus hábitos que as pessoas poderiam mudar, e não problemas genéticos ou contaminação química.
A universidade calculou que entre 20 e 40% dos casos totais e metade das mortes poderiam ser evitados se as pessoas parassem de fumar, moderassem a bebida, mantivessem um peso saudável e fizessem meia hora de exercício moderado por dia.
Pare chegar a essa conclusão, a pesquisa coletou dados de 140 mil profissionais, que foram acompanhados por alguns anos. Eles foram separados em dois grupos: os que não tinham vida saudável e os que tinham.
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- Estudo mostra como a respiração pode avisar sobre câncer de pulmão
- 3 tipos de câncer tem relação com consumo de ultraprocessados, diz estudo
- Câncer colorretal: Conheça os sintomas mais comuns nos pacientes
Desses, só 28 mil, ou seja, 20%, entraram na categoria de vida saudável. As diferenças entre estes e o restante eram claras nos resultados. Nas mulheres não-saudáveis, a taxa de câncer era de 618 casos para cada 100 mil pessoas. Nas saudáveis, são 463, uma redução de quase um terço. Leia mais detalhes da pesquisa aqui.
Com informações do jornal O Globo.