Mineral ajuda a reverter perda de memória causada pelo AVC
Nozes, frutos do mar, legumes, ovos, grãos integrais, carne e laticínios contêm selênio, mineral essencial para o tratamento do AVC
Considerado um nutriente essencial para o corpo humano, o selênio é encontrado em alimentos como castanha do Brasil, peixe, ovos, arroz integral de grão longo, carne bovina, frango e leite. Assim, este poderoso antioxidante confere uma série de benefícios para o nosso sistema imunológico, metabolismo, função da tireoide e saúde cognitiva.
Recentemente, estudo divulgado pela revista Cell Metabolism revela que o selênio pode não apenas reverter os problemas cognitivos após um acidente vascular cerebral como melhorar a função cognitiva, incluindo memória e aprendizagem.
Para entender essa relação, durante o experimento os ratos receberam seleno-L-metionina (uma forma de selênio) durante um mês. Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram que a suplementação de selênio pode aumentar a produção de neurónios e melhorar a cognição em ratos idosos.
As evidências mostraram também que, assim como nos humanos idosos, os níveis de geração dos novos neurônios diminuíram nos camundongos com o passar do tempo. Contudo, quando foram administrados suplementos de selênio aos ratos, a produção de neurônios aumentou, revertendo os déficits cognitivos observados no envelhecimento.
A equipe de investigação também examinou se o selênio pode reverter a perda de memória e melhorar a função de aprendizagem em pessoas com lesões cerebrais após um acidente vascular cerebral. “Descobrimos que os déficits de aprendizagem e de memória dos ratos afetados por AVC voltaram ao normal quando lhes foram administrados suplementos de selénio”, publicaram os autores.
Poder do mineral nos alimentos
No entanto, uma elevada ingestão de suplementação de selênio a longo prazo pode causar sérios problemas de saúde, portanto, os alimentos que contêm selênio parecem ser uma opção muito melhor. Por isso, os especialistas recomendam o consumo regular de nozes, frutos do mar, legumes, ovos, grãos integrais, carne e laticínios contêm selênio e, portanto, podem ser facilmente adicionados à dieta de idosos e pessoas com deficiência.