Ministério da Saúde encontra 100 mil doses da CoronaVac ‘perdidas’

O Ministério da Saúde ainda considerou que é normal que "algumas" doses de vacinas fiquem perdidas no estoque, mesmo com o país batendo as 400 mil mortes

O Ministério da Saúde informou, na tarde desta quarta-feira, 28, que encontrou, em seu estoque, 100 mil doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e entregue ao governo federal para distribuição nacional.

Ministério da Saúde encontra 100 mil doses da CoronaVac ‘perdidas’
Créditos: divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Ministério da Saúde encontra 100 mil doses da CoronaVac ‘perdidas’

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses ‘perdidas’ serão distribuídas para os Estados a partir de amanhã. Elas serão entregues junto com 5,2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

A entrega das 100 mil doses será feita de forma proporcional aos Estados, assim como vem sendo feito desde o inicio da campanha nacional de vacinação no país.

O Ministério da Saúde ainda considerou que é normal que “algumas” doses de vacinas fiquem perdidas no estoque, mesmo com o país batendo as 400 mil mortes e passando pelo pior momento da pandemia de covid-19. Segundo o órgão do governo Bolsonaro, essas doses estavam desaparecidas pois é comum que “algumas” fiquem no Centro de Distribuição, em Guarulhos (SP), para controle de qualidade, mas que essa parte será distribuída aos poucos, por semana aos Estados

Além disso, o Butantan antecipará para sexta-feira, 30, a entrega de 600 mil doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde, anteriormente o envio estava previsto para o dia 3 de maio e devem ser distribuídas a partir do dia 6 de maio para os Estados.