Ministério da Saúde explica prioridade de Faustão para fazer transplante

Segundo a nota oficial da pasta, além do apresentador, outras 12 pessoas passaram por transplante nesta semana

Faustão passa por transplante de coração
Créditos: Reprodução/Band
Faustão passa por transplante de coração

Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração no último domingo, 27. O apresentador estava na fila de espera há cerca de 19 dias, então o Ministério da Saúde divulgou uma nota em resposta à repercussão do caso nas redes sociais.

Isso porque, na internet, muitos estão questionando o tempo de espera de Faustão na fila e a rapidez do transplante. A nota oficial diz que a posição de Faustão na fila para o transplante foi determinada devido à sua condição de saúde, que era considerada muito grave.

Internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Faustão teve o diagnóstico de insuficiência cardíaca. A condição incapacita o coração de bombear o sangue, de maneira adequada para suprir as necessidades do corpo.

Por isso, a principal alternativa indicada pelos profissionais de saúde, em 8 de agosto, foi incluir apresentador na lista de transplante de coração. Mas a informação só veio a público em 20 de agosto.

O processo de transplantes no Brasil

Na nota, o Ministério ressaltou que “a lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada”.

Além disso, segundo a pasta, a posição na lista é determinada por critérios técnicos como:

  • tipagem sanguínea;
  • compatibilidade de peso e altura;
  • compatibilidade genética;
  • critérios de gravidade distintos para cada órgão.

Todos os fatores citados determinam a ordem de pacientes a serem transplantados, de acordo com a nota oficial.

No caso de critérios técnicos similares entre os pacientes, a ordem de chegada – determinada pela ordem de cadastro – acaba sendo utilizada como critério de desempate.

“Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, afirma o Ministério da Saúde.

Como foi o transplante de Faustão?

A cirurgia de transplante de coração de Faustão ocorreu no último domingo, 27, durou cerca de 2 horas e 30 minutos e foi um sucesso, segundo o boletim médico do hospital.

O apresentador permanecerá na unidade de terapia intensiva (UTI) para um acompanhamento mediato da adaptação do novo órgão, sem previsão de alta médica até o momento.

Conforme o Ministério da Saúde, entre 19 e 26 de agosto, um total de 13 pessoas passaram por transplante cardíaco, sendo que sete delas estavam no estado de São Paulo. O apresentador Fausto Silva está entre os 13 transplantados.

“Neste domingo, mais um paciente na capital paulista contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados no estado de São Paulo”, informou.

Outro dado divulgado pela pasta é que, no 1º semestre de 2023, o Brasil teve 206 transplantes de coração.