Ministério da Saúde lança campanha de atenção às lésbicas e bissexuais

O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira, 2, mais uma fase da campanha “Políticas de Equidade. Para Tratar Bem De Todos”, em atenção à saúde de mulheres lésbicas e bissexuais. A ação, feita em parceria com as Secretarias Políticas para Mulheres (SPM) e de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), distribuirá cartazes e folders para informar profissionais da área sobre as especificidades dessas pessoas.

Ação do Ministério da Saúde é direcionada ao atendimento de lésbicas e bissexuais no SUS

Entre os desafios em relação ao atendimento estão o pressuposto equivocado de que as mulheres lésbicas não têm risco de desenvolver cânceres de mama e de colo de útero e a oferta de anticoncepcionais e preservativos masculinos. A campanha busca valorizar o direito à saúde das populações em situação de vulnerabilidade e garantir atendimento de qualidade do SUS a todos.

A campanha busca valorizar o direito à saúde das populações em situação de vulnerabilidade

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, falou sobre a importância de abordar o tema na formação dos profissionais e na educação de quem já trabalha no setor de saúde. Além disso, o ministério tem indícios de que mulheres lésbicas e bissexuais são menos acolhidas que as demais na prevenção e tratamento de doenças, como o câncer.