Mito ou verdade? Veja quatro fatos sobre a cirurgia robótica de quadril e joelho

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o procedimento de artroplastia que é realizado no Brasil há cerca de um ano

Conteúdo por Arebo
16/06/2022 13:20 / Atualizado em 20/06/2022 14:29

No Brasil, estima-se que sejam realizadas cerca de 15 mil artroplastias de quadril e joelho por ano, cirurgia para implantação de próteses que substituem as articulações naturais que apresentam desgastes.

Esse é o dado das intervenções realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), fora os procedimentos que acontecem nas redes particulares.

No Brasil, estima-se que sejam realizadas cerca de 15 mil artroplastias de quadril e joelho por ano
No Brasil, estima-se que sejam realizadas cerca de 15 mil artroplastias de quadril e joelho por ano - Freepik | Divulgação

Com a evolução da cirurgia robótica, a ortopedia também evoluiu, e há pouco mais de um ano, é possível realizar a artroplastia de quadril e joelho com a ajuda de um robô.

Entre as opções de máquinas, está o robô Mako SmartRobotics, modelo mais moderno encontrado no mercado. Médicos certificados no procedimento explicam mitos e verdades sobre a cirurgia robótica realizada com este tipo de robô.

A recuperação da artroplastia demora meses?

“O procedimento realizado com o robô Mako tem um menor corte ósseo para colocação do implante, por isso, o tempo de recuperação é bem menor, as próteses ficam melhor posicionadas, o que garante a amplitude dos movimentos e melhor resultado funcional que pode melhorar a qualidade de vida. Além disso, a cirurgia robótica garante a preservação do osso saudável, evitando danos a outras partes do corpo”, ressalta o Dr. Claudio Kawano, certificado em cirurgia do joelho e artroscopia pela Unifesp e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ).

Quem realiza o procedimento é o robô?

“Isso é um mito. A cirurgia robótica de prótese de quadril e joelho une a tecnologia do robô aos conhecimentos de um médico, isto é, a máquina é somente uma ferramenta que é utilizada para suporte do cirurgião, que obtém muito mais precisão com movimentos milimétricos. Um procedimento com menor corte e resultados muito melhores”, explica o Dr. Lucas Leite Ribeiro, especialista em joelho e quadril e certificado em cirurgia robótica e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), e do Grupo de Patologias do Quadril Adulto da UNIFESP/EPM.

A cirurgia é personalizada para cada paciente?

“Isso é totalmente verdade. Com o robô Mako, nós temos acesso a uma avaliação prévia do paciente antes do procedimento. Ele nos dá um panorama da situação das articulações que serão substituídas, o que permite planejar cada etapa do procedimento, e mais do que isso, durante a cirurgia, se necessário, podemos reavaliar e fazer modificações de acordo com o que cada paciente demanda”, pontua o Dr. Clauber Tieppo, traumatologista credenciado a operar com a tecnologia Mako e possui título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Eu consigo levar uma vida normal após a cirurgia?

“A artroplastia de joelho e quadril feita com a ajuda do robô tem diversos benefícios para o paciente. A precisão no corte, o procedimento com menor corte ósseo e as próteses bem colocadas resultam em uma recuperação bem mais rápida. Ao contrário do que se pensa, as pessoas conseguem voltar a andar em pouco tempo, e, além disso, as próteses podem durar mais tempo, o que evitaria novas cirurgias”, finaliza o Dr. Claudio Kawano.