Mitos e verdades sobre a extração de leite materno

Ginecologista e obstetra discute os mitos e verdades sobre a extração do leite materno

Por André Nicolau em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
23/02/2025 16:00 / Atualizado em 24/02/2025 19:14

A amamentação no peito pode ser um momento muito íntimo e benéfico para as mamães e seus bebês – Amanda Caroline da Silva/istock
A amamentação no peito pode ser um momento muito íntimo e benéfico para as mamães e seus bebês – Amanda Caroline da Silva/istock - Amanda Caroline da Silva/istock

Com o dia a dia moderno que é corrido, muitas mamães não conseguem amamentar diretamente todas as vezes, então a extração e armazenamento podem ser aliadas poderosas no cuidado com o bebê.

Mas, é normal que dúvidas surjam e a ginecologista e obstetra Dra. Juliana Ottolia esclarece algumas dessas questões para que a amamentação ocorra de maneira tranquila.

O leite materno pode ser congelado

Verdade! O leite materno pode ser congelado logo após a extração para preservar seus nutrientes. Quando armazenado na geladeira, sua validade é de até 12 horas. Já no congelador, ele pode ser mantido por até 15 dias, garantindo uma opção segura e prática para a alimentação do bebê.

Tirar o leite com a bomba muda os benefícios

Mito! O leite, quando bem armazenado, não muda a composição. Se todo o processo for feito de maneira correta, com extração apropriada, armazenamento estéril e vedado e o aquecimento adequado o leite estará prontinho para a consumpção e irá nutrir perfeitamente o neném.

O leite estraga se não armazenado corretamente

Verdade! O leite fora do congelador ou geladeira irá estragar rápido, por causa disso, o armazenamento correto é fundamental. O melhor método são os saquinhos ou frascos próprios para o armazenamento de leite, que são vedados e estilizados garantindo a segurança do bebê.  

Pode ser esquentado no microondas 

Mito! O leite após ser retirado da geladeira ou congelador não pode ser fervido ou requentado no microondas, já que estes métodos podem acabar com os com os fatores de proteção que estão naturalmente no leite materno. A forma correta de se aquecer ou descongelar é por meio de banho-maria com o fogo já desligado. O frasco deve ser mexido lentamente para misturar os componentes. 

Extração dói

Mito! Não ignore seu incômodo! A extração deve ser indolor, se a mãe sentir algum desconforto, ou notar bolhas ou irritações no mamilo deve-se diminuir a sucção do extrator. Se a dor ou feridas perdurarem, é recomendado uma visita a sua médica para verificar o que pode estar causando estes sintomas. 

Pode substituir a amamentação no peito

Verdade! A amamentação no peito pode ser um momento muito íntimo e benéfico para as mamães e seus bebês, mas quando o trabalho ou algum desconforto atrapalhar este momento, a extração e armazenamento são aliados fortes para o cuidado deste bebê.

A licença maternidade de uma mulher contratada em regime CLT pode durar entre 4 e 6 meses, o que não chega nem perto do recomendado pela OMS para a amamentação de seus filhos – o que pode ser sustentado até os 2 anos de idade. Por isso, a técnica de extração pode ser uma grande aliada para manter esse hábito tão natural e saudável.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre: 

A chave para uma pele radiante vai muito além de cremes e procedimentos estéticos. Ela pode ser encontrada em recursos naturais, que oferecem uma infinidade de benefícios tanto para a nutrição quanto para a proteção da pele contra agressões ambientais e os sinais de envelhecimento. Conheça o poder de 4 frutas para o rejuvenescimento da pele.