Morre mãe que adiou tratamento contra o câncer para ter filho

Luta de britânica contra o câncer sensibilizou milhares de pessoas e até atores ajudaram em campanha

Gemma optou por ter o filho primeiro e depois começar quimioterapia
Créditos: reprodução/Facebook
Gemma optou por ter o filho primeiro e depois começar quimioterapia

A britânica Gemma Nuttal, de 29 anos, perdeu a batalha contra o câncer depois de adiar uma tratamento enquanto estava grávida. Gemma foi diagnosticada com câncer de ovário em 2014, quando estava com 16 semanas de gravidez.

Enquanto os médicos ofereciam a mãe a opção de interromper a gravidez para remover o tumor, ela optou por recusar a cirurgia e iniciar a quimioterapia depois do parto.

O tumor cresceu tanto nesse tempo que os médicos optaram por removê-lo no mesmo dia da cesariana, na 36ª semana de gestação. Gemma permaneceu livre da doença pelos próximos dois anos até abril de 2016, quando foi diagnosticada com câncer no cérebro e no pulmão.

Gemma com sua filha
Créditos: reprodução/Instagram
Gemma com sua filha

Com este último diagnóstico, a família iniciou sua campanha de crowdfunding para arrecadar fundos para um tratamento experimental contra o câncer para salvar a vida dela.

A história gerou tanta repercussão na época que mobilizou até os atores Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, que atuaram juntos em Titanic. Ambos entraram na campanha e chegaram a leiloar três jantares com Jack e Rose (nome de seus personagens no longa).  Juntos, eles arrecadaram US$ 1,35 milhão, cerca de R$ 5 milhões.

Atores de Titanic leiloaram jantares para ajudar em campanha
Créditos: divulgação/Titanic
Atores de Titanic leiloaram jantares para ajudar em campanha

O dinheiro, no entanto, não foi suficiente para salvar a vida de Gemma. Na página de crowdfunding, a mãe dela se manifestou esta semana.

“É com um coração completamente partido que eu tenho que dizer que a minha linda guerreira perdeu a batalha esta manhã. (…) Eu sou uma mãe muito orgulhosa, mas devastada agora – Durma bem, Gemma – Meu mundo nunca mais será o mesmo”, escreveu Helen Sproates.

Em comunicado, Kate Winslet lamentou a morte da jovem. “Meu coração está com toda a família neste momento tragicamente triste. Gemma era um farol de força e lutou tão intensamente nesta batalha, com graça e dignidade”, afirmou.