O motivo pelo qual você deveria fazer palavras cruzadas diariamente
Como resolver essa atividade desafiadora diariamente pode proteger sua memória e reduzir o risco de declínio cognitivo
Manter a mente ativa é uma das estratégias mais eficazes para preservar a memória e combater o declínio cognitivo com o passar dos anos.
Estudos científicos comprovam que atividades como palavras cruzadas podem retardar o processo de perda de capacidades mentais.
Como palavras cruzadas ajudam a proteger o cérebro?
Pesquisas conduzidas por universidades dos Estados Unidos, como Mississippi e Texas A&M, apontam que atividades cognitivas regulares, como palavras cruzadas, são altamente benéficas.
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
Um estudo, que durou 8 anos, observou mais de 5.900 indivíduos com mais de 50 anos diagnosticados com comprometimento cognitivo leve (CCL).
Aqueles que resolveram palavras cruzadas três ou mais vezes por semana mostraram uma desaceleração significativa no declínio cognitivo. Isso porque o exercício mental constante ajuda a fortalecer conexões neurais, melhorando a memória e a velocidade de processamento.
Os resultados dos estudos estão publicados no Journal of Cognitive Enhancement.
Quantas vezes por semana devo praticar atividades cognitivas?
O mesmo estudo também recomenda que as pessoas façam atividades, no minimo, três vezes por semana.
Segundo os cientistas, resolver palavras cruzadas com frequência não apenas melhora a memória, como também aumenta a atenção e facilita a resolução de problemas.
Quanto mais estímulo mental, melhores são os resultados, tornando essas atividades aliadas da saúde do cérebro.
Somente as palavras cruzadas são suficientes?
Outras atividades também estimulam a mente e são benéficas para a saúde, como a leitura, a escrita e jogos de tabuleiro.
Entretanto, as palavras cruzadas, por exigirem raciocínio lógico, memória e conhecimento, oferecem um benefício mais completo. A combinação de diferentes atividades intelectuais, inclusive, pode potencializar ainda mais esses efeitos.