Muco cervical não é corrimento: 8 fatos para entender melhor

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.

Em parceria com Superela
04/04/2017 10:34

O muco cervical não é nojento, muito menos um problema: é uma secreção na natural do corpo que diz muito sobre o seu ciclo menstrual.

Você com certeza já ouviu falar sobre muco cervical. Mas será que você sabe, exatamente, o que ele é e para que serve? Assim como entender tudo sobre o clitóris (tem uma matéria incrível sobre isso clicando aqui), você também precisa entender qual é a desse muco, que é tão comum – e normal – no nosso corpo. Faz parte de entender melhor o funcionamento do nosso corpo como um todo, sabe?

Então, para isso, eu contei com a ajuda da ginecologista e obstetra Dra. Heloisa Brudeniewski, que me explicou exatamente qual é a desse muco cervical, e porque é importante entender sobre ele: “Muco cervical é o muco produzido pelas glândulas do colo uterino, decorrente da ação de alguns hormônios em diferentes fases do ciclo”. Ou seja: essa secreção está totalmente ligada ao seu ciclo menstrual e à liberação de hormônios que acontece no seu corpo durante esse período.

Vamos, então, entender direitinho para que serve o muco cervical:

1.Ele aumenta a lubrificação vaginal

No período de ovulação, esse muco cervical tem como objetivo aumentar a lubrificação da vagina, de forma que o transporte do espermatozoide até o óvulo aconteça de forma mais fácil e rápida. Ou seja, ele é um facilitador: ele otimiza o caminho do espermatozoide até o óvulo, facilitando a fecundação.

2.Ele é uma barreira

Fora do período menstrual, quando esse muco também pode aparecer, mas com uma textura diferente, ele serve como uma barreira de proteção para o útero. Isso significa que ele mantém essa região segura, impedindo a ascensão de bactérias.

3.Ele indica o momento exato em que você está ovulando

Durante o ciclo menstrual, essa secreção muda de consistência e cor, de acordo com a quantidade de hormônios que têm no seu sangue e que caracterizam essa fase do mês. “No período ovulatório, ele se torna mais elástico e bem transparente, muito semelhante à clara do ovo. Quando a mulher percebe o muco ela sabe que está no período da ovulação”, explica a Dra. Heloisa.

4.Ele não deixa de aparecer quando você não está menstruada

Continue lendo aqui: Muco cervical não é corrimento: 8 coisas que você precisa aprender sobre o assunto