Mudança na saúde bucal na gravidez: o que você precisa saber?
Veja como as mudanças hormonais afetam a saúde bucal durante a gestação e o que fazer a respeito
Gravidez é um acontecimento transformador. Não apenas no panorama emocional e estrutural da mulher, mas, também, em seu organismo.
Uma dessas alterações, e que surpreendentemente pode passar desapercebida, refere-se à saúde bucal. Sim, ela pode ficar mais delicada neste período. As mudanças hormonais da gravidez podem trazer também mudanças na saúde bucal.

Como as mudanças hormonais podem afetar a saúde bucal durante a gravidez?
Ao decorrer da fase gestacional, há aumento dos níveis de progesterona e estrogênio. Estes hormônios podem tornar o tecido gengival mais suscetível às bactérias presentes na placa dental.
Consequentemente, a gestante torna-se mais propensa à gengivite, inflamação gengival cujo principal sinal é o sangramento da gengiva.
Quais mudanças na dieta favorecem a perda de saúde bucal?
Mas a novela da saúde bucal na gravidez não termina aqui. Alguns detalhes anexos são surpreendentemente relevantes.
Por exemplo, os frequentes enjoos, náuseas e vômitos tanto associados à gravidez. Eles expõem os dentes aos ácidos estomacais, que, por sua vez, podem levar à perda de minerais do esmalte dental e aumentar o risco de cárie.
E como um toque final, o aumento do desejo por alimentos açucarados tipicamente notado em grávidas faz subir o risco de cárie. No final das contas, é um conjunto de fatores a se considerar!