Mulher armazena sêmen de filho morto para se tornar avó de gêmeos
Segundo professora indiana, esta foi a maneira de "se manter perto do filho de alguma forma"
Após perder o filho, vítima de um câncer no cérebro, uma professora indiana de 49 anos teve uma ideia polêmica para reviver suas memórias.
Para isso, precisou da ajuda de uma mãe de aluguel de 35 anos, que gerou dois bebês gêmeos – uma menina e um menino – por meio de inseminação artificial com o esperma de Prathamesh .
Em entrevista à BBC, Rajashree Patil justificou que foi a maneira encontrada para “se manter perto do filho de alguma forma” e comemorou: “Agora eu tenho meu filho de volta”
No depoimento, ela revelou que os médicos pediram a Prathamesh que armazenasse o sêmen antes do início da quimioterapia e da radioterapia- tratamentos que podem provocar infertilidade. “Eu era muito ligada ao meu filho. Ele era um aluno brilhante e estava fazendo mestrado quando foi diagnosticado com um tumor que já estava num estágio avançado no cérebro”.
Solteiro, Prathamesh deixou a mãe e a irmã, Dnyanashree, como responsáveis pelo esperma – usado, primeiramente, para fertilizar um óvulo de uma doadora anônima.
Nascidos no último dia 12 de fevereiro, Rajashree deu o nome do filho ao menino e escolheu Preesha (que significa presente de Deus) para a menina.
Caso único
Apesar da surpresa causada pela história, médico Supriya Puranik, especialista em fertilização, afirmou que o procedimento não passou de uma ação de rotina. Mas que se tratava de um caso único, por se tratar de “uma mãe entristecida que queria recuperar seu filho a qualquer custo”.