Mulher tem reação alérgica e quase morre após transar

10/11/2019 16:11

Logo depois de transar com o marido, uma mulher teve choque anafilático e quase morreu. O caso aconteceu nos Estados Unidos, a paciente, de 46 anos, deu entrada no hospital com baixa pressão arterial e muita dificuldade em respirar.

Os médicos diagnosticaram se tratar de um fato raro, mas que acontece em decorrência do acumulo de alguma substância no sêmen do homem que acaba entrando no corpo da mulher durante o ato sexual. Nesta caso, foi uma concentração de nafcilina, uma espécie  de penicilina, que o marido havia ingerido para trata uma infecção.

A esposa é alérgica a penicilina e começou a sentir os sintomas cerca de uma hora após a relação sexual. Ela precisou ficar internada por 24 horas, mas depois recebeu alta e passa bem. A recomendação médica foi de que não transasse com seu marido por pelo menos uma semana.

De acordo com o The American Journal of Medicine, é o terceiro caso desse tipo já registrado no mundo.

_____________

ALÉRGICOS FIQUEM ATENTOS: substâncias encontradas em antibióticos e penicilinas se concentrarem no sêmen humano, podendo passar para o corpo de outra pessoa por meio da relação sexual.
_____________

Ela sofre choque anafilático e quase morreu após absorver substâncias contidas no sêmen
Ela sofre choque anafilático e quase morreu após absorver substâncias contidas no sêmen - Istock

O que é choque anafilático

É a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte.

Sintomas:

– sensação de desmaio;
– pulso rápido;
– dificuldade de respiração, incluindo chiados no peito, tosse;
– náusea e vômito;
– dor no estômago;
– inchaço nos lábios, língua ou garganta;
– placas altas e com coceira na pele (urticária);
– pele pálida, fria e úmida;
– tontura, confusão mental, perda da consciência;
– parada cardíaca.

Tratamento:

O tratamento do choque anafilático deve ser iniciado com rapidez nos serviços de saúde de urgência e emergência. É importante saber que, apesar de ser uma situação de emergência, é controlável e reversível desde que diagnosticada e tratada a tempo. O esclarecimento e a correta orientação do paciente e de seus familiares, bem como a prevenção, constituem o melhor tratamento da anafilaxia, reduzindo sua mortalidade.

Se você já teve uma reação alérgica grave, poderá:

– solicitar a seu médico para prescrever um “kit” de tratamento do choque e aprender a usá-lo, levando-o sempre consigo;
– preparar-se para aplicar em si mesmo uma injeção em caso de emergência. Pense nessa injeção como algo que pode mantê-lo vivo até que possa ter um atendimento médico;
– usar um bracelete ou colar que informe sobre sua alergia, dizendo o que fazer em caso de emergência. Informar seus amigos e colegas de trabalho sobre esses procedimentos. Saiba mais na página do Ministério da Saúde.