Nada de hóstia sem glúten segundo determinação da Igreja Católica
Os adeptos do “glúten free” (sem glúten) perderam uma batalha para a tradição religiosa. Os seguidores da Igreja Católica que não consomem glúten foram pegos de surpresa com uma determinação que afirma que a hóstia utilizada nas missão não pode ser feita sem o conjunto de proteínas. As informações são da Folha.
O comunicado foi feito em uma circular para todos os bispos em junho, mas só foi noticiado pela Rádio Vaticano no último sábado, 8. De acordo com a circular, a hóstia pode ser feita com farinha geneticamente modificada, mas não sem glúten.
- O glúten é uma proteína vegetal encontrada no trigo que, no organismo de pessoas sensíveis, pode provocar reações como diarreia, flatulência e fadiga. Várias dietas de emagrecimento também seguem a proposta do “glúten free” (sem glúten).
De acordo com a diretriz, “até recentemente, eram algumas comunidades religiosas que cuidavam de assar o pão e fazer o vinho usado na celebração da eucaristia”. “Agora, porém, esses ingredientes são “vendidos também em supermercados e por meio da internet”. Em seguida, o documento pede que os religiosos garantam o “respeito absoluto” das normas católicas por parte dos produtores.
- 6 escolhas à mesa que ajudam a manter o cérebro saudável, segundo Harvard
- São Paulo: 5 praias a poucos quilômetros da capital para curtir o verão
- Espetáculo de danças urbanas “Ápeiron – Além da Matéria” terá apresentações gratuitas em São Miguel Paulista
- O segredo contra a depressão pode estar em uma atividade; veja qual
Segundo essas regras eclesiásticas, o pão que se converte no corpo de Cristo durante a celebração da missão deve ser sem levedura, feito apenas de farinha de trigo. Qualquer outro cereal só é tolerado em proporções mínimas, e o acréscimo de outros produtos, como frutas, açúcar ou mel é considerado um “abuso grave”.
- Leia mais: