Netflix: os melhores filmes para você entender a depressão

Por: Jacqueline Cordeiro

Você se mostra feliz em suas redes sociais? Mas e na vida real?

Nos dias de hoje é quase que obrigatório você estar ou parecer bem, mas a verdade é que a sensação de desconforto e tristeza, até mesmo raiva, às vezes tomam conta do nosso humor.

Se for apenas uma alteração de humor circunstancial, um momento ruim, tudo bem. Porque lidar com as emoções não é tarefa fácil.

Delicado mesmo é quando a tristeza é profunda, o desânimo toma conta e ansiedade não deixa você se organizar. Esses são alguns sintomas de uma doença psiquiátrica crônica que tem nome: depressão.

Indicamos aqui dois filmes que falam sobre esses assuntos: como lidar com as emoções e com a depressão.

“Divertida Mente” é vencedor do Oscar de melhor longa-metragem de animação de 2016. De forma leve e divertida explica didaticamente como as cinco emoções — Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo —  são todas importantes de igual forma e aponta que o essencial é saber equilibrá-las. Disponível no Google Play e Netflix

Já o documentário “Not Alone” apresenta o universo real da depressão entre adolescentes através de depoimentos sobre a dor e o sofrimento provocados pela solidão, ansiedade, bullying e cyberbullying e a busca por ajuda e tratamento.

A lição que fica é um alerta para todos: precisamos saber identificar os sinais de que alguém está precisando de ajuda e estar atentos se nós mesmos não estamos deprimidos. Você assiste “Not Alone” exclusivamente na Netflix.

Por: Jacqueline Cordeiro

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …