No RS, medicina a distância reduz fila por especialista no SUS

TelessaúdeRS já fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país

Por: Redação Comunicar erro

Um programa ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) vem reduzindo a fila de espera por especialistas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Implementado há cinco anos, o TelessaúdeRS fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país com índice de resolução de 62%.

O TelessaúdeRS fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país

De acordo com reportagem da “Folha“, seis em cada 10 casos clínicos atendidos no programa são resolvidos no posto de saúde, sem necessidade de encaminhamentos a especialistas.

Médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, pessoal da enfermagem e demais profissionais na ponta do SUS podem usá-lo em dias úteis no horário comercial. A ligação para 0800-644-6543 é gratuita.

Segundo a reportagem, o programa também regula a lista de espera por especialistas no interior do Rio Grande do Sul e obteve redução de 47% da fila —de 170 mil para 90 mil pessoas. A partir de julho o serviço será replicado em cinco capitais (Porto Alegre, Rio, Manaus, Maceió e Brasília).

As teleconsultorias são respondidas por uma equipe de médicos de diferentes especialidades, com experiência em Atenção Primária à Saúde.

Moçambique

Na última  segunda-feira (18), o governo de Moçambique lançou o Telesssaúde MZ, programa inspirando no serviço brasileiro. Desde 2014, o TelessaúdeRS presta apoio técnico na estruturação do núcleo do país africano.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …