No RS, medicina a distância reduz fila por especialista no SUS

TelessaúdeRS já fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país

Por: Redação

Um programa ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) vem reduzindo a fila de espera por especialistas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Implementado há cinco anos, o TelessaúdeRS fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país com índice de resolução de 62%.

O TelessaúdeRS fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país

De acordo com reportagem da “Folha“, seis em cada 10 casos clínicos atendidos no programa são resolvidos no posto de saúde, sem necessidade de encaminhamentos a especialistas.

Médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, pessoal da enfermagem e demais profissionais na ponta do SUS podem usá-lo em dias úteis no horário comercial. A ligação para 0800-644-6543 é gratuita.

Segundo a reportagem, o programa também regula a lista de espera por especialistas no interior do Rio Grande do Sul e obteve redução de 47% da fila —de 170 mil para 90 mil pessoas. A partir de julho o serviço será replicado em cinco capitais (Porto Alegre, Rio, Manaus, Maceió e Brasília).

As teleconsultorias são respondidas por uma equipe de médicos de diferentes especialidades, com experiência em Atenção Primária à Saúde.

Moçambique

Na última  segunda-feira (18), o governo de Moçambique lançou o Telesssaúde MZ, programa inspirando no serviço brasileiro. Desde 2014, o TelessaúdeRS presta apoio técnico na estruturação do núcleo do país africano.