Noite ruim na cama aumenta chance de brigas entre parceiros

29/06/2017 15:22

Uma noite ruim na cama reflete na sua saúde – podendo aumentar o risco de desenvolver processos inflamatórios que predispõem a doenças cardiovasculares, diabetes e artrite – e convívio social, inclusive com o parceiro (a), é o que aponta estudo de Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, publicado no Psychoneuroendocrinology.

Sono está relacionado aos níveis inflamatórios entre casais e aumento de brigas
Sono está relacionado aos níveis inflamatórios entre casais e aumento de brigas

“Nós sabemos que os problemas do sono estão ligados à inflamação e muitas doenças crônicas. Então, estávamos interessados em ver como o sono está relacionado aos níveis inflamatórios entre casais e se o sono de um parceiro influenciava no desenvolvimento desses processos no outro”, disse Stephanie Wilson, pesquisadora principal do estudo, segundo matéria do Science Daily desta segunda-feira, 26.

A pesquisa ouviu 43 casais em duas rodadas onde responderam questionários sobre seu sono nas últimas noites e forneceram amostras de sangue.

Após isso foi pedido aos casais que resolvessem tópicos que provocavam conflitos em seu casamento. As amostras de sangue foram colhidas antes e depois dessas discussões.

Menos sono aumenta a vulnerabilidade para o estresse, afirma pesquisador
Menos sono aumenta a vulnerabilidade para o estresse, afirma pesquisador

“Descobrimos que as pessoas que dormiram menos nas últimas noites não despertaram com níveis de inflamação elevada, mas tiveram uma resposta inflamatória maior ao conflito. Então, isso nos diz que menos sono aumenta a vulnerabilidade para o estresse”, disse Wilson.

Quando ambos os parceiros tinham dormido menos de sete horas nas últimas duas noites, o casal tinha mais propensão a discutir e ficar hostil.

Para cada hora perdida de sono, os pesquisadores notaram que os níveis dos marcadores de inflamação aumentaram em 6%. Casais que discutiram de forma mais agressiva tiveram um aumento de 10% nos indicadores de inflamações.

“Nenhum aumento [nos níveis de inflamação] é bom, mas um aumento prolongado que não está sendo abordado é o que pode se tornar um problema. O preocupante é que tanto a falta de sono como o conflito conjugal são comuns na vida cotidiana. Cerca de metade dos nossos casais estudados dormiram menos das sete horas recomendadas nas últimas noites” disse Stephanie.

Se um dos parceiros não descansou ou tem problemas crônicos de sono, o outro pode ser impactado na hora de dormir também, agravando problema
Se um dos parceiros não descansou ou tem problemas crônicos de sono, o outro pode ser impactado na hora de dormir também, agravando problema

O problema é que se um dos parceiros não descansou ou tem problemas crônicos de sono, o outro pode ser impactado na hora de dormir também. E, se esses problemas persistem, isso pode causar brigas e um clima desagradável entre o casal, segundo Janice Kiecolt-Glaser, um dos autores do estudo e diretor do Institute for Behavioral Medicine Research (Instituto de Pesquisa em Medicina Comportamental).

A notícia boa é que quando um dos parceiros estava descansado ou procurava discutir os problemas de forma saudável a briga era neutralizada, já que só a parte que estava sem dormir bem tendia a agitar-se durante o debate.

“É importante encontrar boas maneiras de processar o relacionamento e resolver o conflito – e dormir um pouco”, finaliza Kiecolt-Glaser.