Nutricionista aponta os erros mais comuns cometidos por quem faz dieta
Alguns alimentos e comportamentos inadequados podem acabar prejudicando a sua dieta. Por isso, a nutricionista Beatriz Botequio montou um guia rápido para o site “Minha Vida” apontando os erros mais comuns cometidos por quem quer perder peso.
Não caia em nenhuma armadilha. Veja as dicas:
Erro 1: achar que queijo branco é excelente para controlar o peso e substituir o queijo amarelo.
Uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46. Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores, ou seja, não é a melhor opção sempre. Além disso, não é necessariamente mais saudável, já que, como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração. Se preferir o queijo branco, escolha a versão light. Para variar, opte por uma fatia de mussarela de vez em quando.
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
Erro 2: cortar a banana de seu cardápio.
A banana sempre levou fama de calórica. Mas você sabia que uma unidade média tem só 78 calorias? Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que driblam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina.
Erro 3: parar de tomar cerveja por acreditar que ela é culpada pela barriga saliente.
O problema não é a cerveja, e sim a quantidade que se consome. A cerveja é calórica e se ingerida em excesso – algo que não é muito difícil de acontecer – pode comprometer o valor calórico diário do cardápio. Se tem vontade, tome com moderação.
Erro 4: se entupir de produtos light.
Ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinônimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente.
Erro 5: beber muita água com sabor e suco de caixinha.
As duas bebidas podem ser uma opção a mais para se hidratar. Porém, é importante também consumir água pura, que não tem calorias. Em relação aos sucos, é preciso observar no rótulo a quantidade de açúcar e procurar investir em versões light.