O que é a dieta do limão: quais são os seus benefícios… e riscos ?

Rica em vitamina C, o limão é um grande aliado da imunidade e tem inúmeros benefícios

Estudo brasileiro descobre como o limão consegue barrar o ganho de gordura
Créditos: ribeirorocha/istock
Estudo brasileiro descobre como o limão consegue barrar o ganho de gordura

Opção recorrente na cartilha de quem busca um estilo de vida equilibrado, a dieta do limão pode oferecer inúmeros  benefícios para a saúde, como o emagrecimento saudável. No entanto, é preciso ter alguns cuidados.

Isso porque existem muitos tipos e formas de consumir o limão – espremido na água logo após acordar em jejum ou tomando água com limão antes de cada uma das refeições principais. Há também outros métodos que sugerem  o consumo do limão espremido em água morna.

Também há versões mais radicais do método, cuja proposta é aumentar a cada dia a quantidade do suco da fruta ingerido no jejum. Todas elas, entanto, reúnem algo em comum: prezar por uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas magras, carboidratos complexos e redução na quantidade de calorias ingeridas.

Benefícios do método

Mas será que a dieta do limão contribui mesmo para a perda de peso? Para a a nutricionista Rita de Cassia Novais  ingerir o limão de manhã em jejum é realmente bom. “Fazer isso 10 a 20 minutos antes do café-da-manhã descongestiona e desintoxica o organismo, além de combater a gripe comum. É também uma fonte de potássio que estimula as funções nervosas e cerebrais, além de controlar a pressão arterial”, explica.

Além disso, o limão cumpre um importante papel na redução da ansiedade e a fome por impulso devido à pectina presente nele. Contribui  ainda para diminuir a acidez do organismo.

Já a água morna com o limão proporciona algumas melhorias na saúde. Quando ingerida, aumenta a temperatura corpórea, fazendo com que faz com que a queima de calorias seja acelerada.

Outros benefícios

Rica em vitamina C, a fruta é uma grande aliada da imunidade. Por isso, o recomendado é incluir a fruta na nossa rotina alimentar.  No café da manhã, ou antes das refeições principais já que colabora para a digestão, atuando na produção de saliva e ácido clorídrico.

Além isso, estimula a vesícula a produzir a bile que participa da digestão das gorduras e auxilia na limpeza do organismo ajudando a eliminar toxinas.

Alguns cuidados:

É preciso saber, no entanto, que o consumo em excesso de limão não propõe mais benefícios, mas, pelo contrário, poderá prejudicar a sua saúde. Isso porque o consumo desregulado de limão pode causar problemas estomacais, gastrites e até a uma úlcera devido ao uso repetitivo.

Não por acaso, versões da dieta do limão que sugerem o consumo de quatro ou mais limões por dia não são orientadas.

Com informações do site Minha Vida.