O que é embolia gasosa, doença acometida por Saulo Poncio

Descubra suas causas, sintomas, quem corre mais riscos e como é o seu tratamento

Na noite desta terça-feira, aos 27 anos, o influenciador Saulo Poncio foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao diagnóstico de embolia gasosa, que ocorreu após ele experimentar intensas dores no peito.

Dentro dos inúmeros distúrbios circulatórios existentes, existe um bastante peculiar chamado embolia gasosa. A embolia gasosa é um evento médico gravíssimo que ocorre quando o ar entra no sistema circulatório, podendo ocorrer tanto nas arteiras quanto nas veias.

O que é embolia gasosa, doença acometida por Saulo Poncio
Créditos: Reprodução/Instagram @saulo
O que é embolia gasosa, doença acometida por Saulo Poncio

O que é embolia gasosa, doença acometida por Saulo Poncio?

A entrada de ar nos vasos sanguíneos pode gerar obstrução no fluxo sanguíneo, trazendo danos graves a várias válvulas do corpo.

A gravidade dos sintomas e das consequências dependem de alguns fatores como: o volume de ar que entra na circulação, e o órgão que a embolia atinge.

O que causa a embolia gasosa?

A embolia gasosa é considerada uma complicação de procedimentos médicos que envolvem o acesso vascular do paciente. Isso inclui desde procedimentos cirúrgicos, até exames invasivos e a retirada de cateteres.

Podemos dizer que todos os indivíduos submetidos a procedimentos que trazem a possibilidade de entrada de ar na circulação sanguínea, estão sujeitos a sofrer uma embolia gasosa.

Quais são os sintomas e quem corre mais riscos?

Os sintomas mais comuns envolvem falta de ar, dor torácica, náuses e tonturas. Casos mais graves podem levar a isquemia, danos aos tecidos, colapso cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC) e até insuficiência de órgãos.

Mergulhadores de alta profundidade também podem sofrer embolia gasosa. Nesses casos, ao subir rapidamente, o volume de ar nos pulmões pode aumentar devido à redução da pressão.

Esse aumento do volume pode ocasionar o rompimento dos alvéolos pulmonares, permitindo assim, a entrada do ar na corrente sanguínea.

Como é realizada o tratamento da embolia gasosa?

O tratamento de embolia gasosa inclui o uso de anticoagulantes para a diminuição da formação de trombos associados aos êmbolos gasosos.

A terapia com oxigênio hiperbárico também é outra abordagem utilizada. Essa terapia consiste em submeter o paciente à inalação de oxigênio puro em um ambiente de alta pressão.

Isso provoca a compressão das bolhas de ar que passam a ser dissolvidas no sangue.

Embolia gasosa é um distúrbio circulatório bastante relevante e potencialmente fatal, destacando-se pela entrada de ar ou gás na corrente sanguínea podendo causar sérias complicações.

Dessa forma, a prevenção e o tratamento adequado são absolutamente necessários para evitar consequências mais graves.