Afinal, o que é saco de Douglas e o que pode causar ruptura na cavidade?
Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, morreu após encontro com jogador de futebol; atestado de óbito aponta ruptura no saco de Douglas
A morte de Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, após um encontro com o jogador de futebol Dimas Cândido de Oliveira Filho, de 18 anos, do sub-20 do Corinthians, segue sob investigação.
Segundo o atestado de óbito, divulgado na quinta-feira, 1º, a causa da morte da jovem teria sido uma “ruptura de fundo de ‘saco de Douglas’ com extensão à parede vaginal esquerda”.
O que é saco de Douglas?
Para entender um pouco mais sobre este caso, é preciso primeiro esclarecer do que se trata. O saco Douglas é uma cavidade, na parte baixa do abdômen, presente tanto em homens quanto em mulheres.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
Nas mulheres, este espaço está situado entre o útero e o reto. Já nos homens, a estrutura fica entre o reto e a bexiga.
A bolsa de Douglas desempenha um papel importante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, como endometriose e acúmulo de líquido na cavidade abdominal devido a doenças hepáticas.
A região é crucial para a detecção de várias condições de saúde como endometriose, miomas e tumores pélvicos, doença inflamatória pélvica, cistos ovarianos e presença de líquido na região abdominal.
Mas por que a região tem esse nome?
O saco de Douglas também é conhecido como “escavação retouterina”, “bolsa de Douglas” ou “espaço de Douglas”.
O nome é saco de Douglas porque faz referência ao anatomista escocês, James Douglas. Ele foi o primeiro a descrever essa parte do corpo humano, segundo o Dicionário Médico da Universidade de Navarra.
O que pode causar a ruptura do saco de Douglas?
Segundo especialistas, a área, que é composta por tecidos elásticos e flexíveis, normalmente se distende durante a relação sexual, mas a ruptura não é comum em uma relação sexual “normal”.
Quando a ruptura ocorre, pode causar sangramento vaginal e na cavidade abdominal. Há situações específicas em que o rompimento pode ocorrer, como:
- Condições médicas, como uma cirurgia prévia no local;
- Por traumas na área, como em situações de abuso sexual;
- Penetração sexual agressiva ou com objetos também pode causar o rompimento;
- No parto, com lacerações mais ou menos extensas.
Sintomas da ruptura do saco de Douglas
A ruptura do saco de Douglas pode causar sintomas intensos como dor intensa e hemorragia vaginal. Um sangramento volumoso pode levar a um choque hemorrágico, condição que causa a queda abrupta da pressão arterial.
O diagnóstico e tratamento devem ser imediatos para evitar riscos como choque e complicações cardíacas, originadas pela perda de sangue. Por exemplo, no caso da jovem Livia, ela teve quatro paradas cardíacas.
A morte da jovem está sendo investigada
A Polícia Civil de São Paulo segue investigando a morte da jovem Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, que morreu no dia 30 de janeiro.
A jovem estava no apartamento do jogador, localizado na zona leste de São Paulo. Conforme as investigações, foi a primeira vez que os dois se encontraram pessoalmente, sendo que mantinham contato através das redes sociais.
Durante o ato sexual, Livia passou mal, desmaiou e começou a ter um intenso sangramento vaginal. Dimas acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a jovem chegou a ser socorrida, mas sofreu paradas cardíacas e morreu no Hospital Municipal do Tatuapé.
Segundo o jogador, o ato sexual foi consensual e ambos usavam preservativo. Ele também afirmou que a jovem desmaiou durante a segunda relação sexual e que os dois não fizeram uso de bebidas alcoólicas ou entorpecentes.
O caso foi registrado como morte suspeita no 30º Distrito Policial, localizado no Tatuapé, e está agora sob a responsabilidade da 5ª Delegacia de Defesa da Mulher.
O corpo da jovem foi submetido a exames complementares, a fim de descobrir o que causou a ruptura de fundo do saco de Douglas. Os resultados ainda não foram divulgados.
“O atestado de óbito deu uma ruptura no fundo do saco de Douglas, essa ruptura, aparentemente, numa relação sexual normal não ocorre. O que está sendo investigado pela polícia é se houve violência ou introdução de algum objeto”, disse Alfredo Porcer, advogado da família da jovem, à TV Globo.