O que fazer quando sair da dieta?
A psicóloga, ex-gordinha e especialista em emagrecimento, Michele Intrator, te explica o que fazer quando você sair da dieta.
Atendo uma paciente que, há um ano, mudou seus hábitos alimentares, sem abrir concessões. Quando finalmente alcançou o corpo que queria, resolveu sair da dieta eventualmente. Começou com modestos jantares de família e percebeu que, nestes contextos, comia demais – ora conversava e não prestava atenção na sua saciedade, ora se rendia aos usuais exageros dos parentes. Perceber quais gatilhos a faziam comer de forma automática foi fundamental para retomar seu controle nestes eventos.
Depois do réveillon veio à terapia desesperada! Recém-chegada de uma viagem, relatou que há dois dias atacava a geladeira de casa de forma descontrolada. “Estou com medo de mim” – disse assustada. “Nada me fazia parar…” – completava. Perguntei como foi a viagem e como estava sendo voltar. Investigar o contexto destes episódios é fundamental, pensando nas seguintes hipóteses: algum evento novo ou relevante? Algo está te incomodando ou angustiando?
- Cruzeiros pelo Caribe: descubra destinos paradisíacos
- Como controlar o colesterol alto quando ele é genético
- 4 destinos para conhecer e se encantar na Costa das Baleias
- Como manter a forma com o passar dos anos? Veja estas 5 dicas
Após uma longa conversa ela diz, despretensiosamente, que nesta semana sairia o resultado do vestibular. E complementa com relatos da viagem: “Não pude ir a nenhum dos restaurantes que quis – fiquei frustrada e quando voltei não me segurei. Será que estraguei tudo?”. “Claro que não, você não faz isso todos os dias” – respondi.
PARTICIPE: Como lidar melhor com o meu corpo?
PARTICIPE: Dieta e organização alimentar
É normal compensar momentos de restrição com comilanças exageradas, principalmente quando somado a algum fator externo estressante. O relato desta paciente é recorrente e o aproveito para dividir estratégias de como enfrentar este tipo de situação. Caso saia da dieta, não adote um padrão de pensamento “tudo ou nada”, “ou faço dieta à risca ou estarei trapaceando e, neste caso, é melhor desistir.” E quando se sentir tentado a continuar comendo o que não deve, faça o seguinte:
- Aceite seu deslize;
- Lembre porque quer tanto emagrecer e como seria sua vida caso estivesse mais magro;
- Crie um limite simbólico – se permita comer 3 doces, por exemplo, e não o ultrapasse;
- Fique atento a sentimentos de fracasso e desamparo que podem te fazer comer mais e mais;
- Quando terminar sua comilança, siga seu planejamento alimentar normalmente pelo resto do dia;
Continue lendo as dicas em Superela: O que fazer quando sair da dieta