O que pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2? Pesquisa revela atitude simples
Um estudo, realizado na Holanda, descobriu o que pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a reduzir os níveis de glicose e controlar sono
Nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, indica que a luz natural pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a gerir melhor o metabolismo.
Pois é, alguns minutos em contato com a luz natural pode ajudar os diabéticos. É um progresso considerável na busca por maneiras alternativas de auxiliar no controle do diabetes.
O estudo, realizados com a participação de 13 voluntários, indica que a luz solar, em comparação com a luz artificial, regulou melhor o relógio biológico das pessoas e ajudou a reduzir os níveis de glicose no sangue.
- Estas são as melhores plantas medicinais para cultivar em casa
- Litoral de SP vai ganhar unidade do badalado Hard Rock Cafe
- Entenda a possível ligação entre autismo e plástico bisfenol
- Entenda por que o açaí pode ajudar no tratamento de esquizofrenia
Realização do estudo
Durante cinco dias, voluntários com média de idade de 72 anos estiveram divididos em dois grupos:
- grupo: permaneceu em ambientes internos com iluminação de LED;
- grupo: tinha acesso a áreas com grandes janelas e luz natural durante o dia.
Amostras de sangue foram coletadas de cinco em cinco horas para os pesquisadores analisarem a reação de cada indivíduo. Os cientistas constataram que o segundo grupo passou mais tempo (59%) com o nível de açúcar no sangue controlado do que o outro grupo (51%).
A luz solar pode realmente ajudar na diabetes?
Embora a diferença não tenha sido substancial, os estudiosos afirmam que a exposição à luz natural pode ser benéfica aos diabéticos.
Eles concluíram que parte desse benefício se deve à melhora na qualidade do sono proporcionada pela luz solar, a qual está intimamente ligada ao relógio circadiano – o mecanismo biológico que regula o ciclo sono/vigília em nossos corpos.
Segundo os pesquisadores, existe uma conexão direta entre o estado desregulado do ciclo circadiano e a intensificação do diabetes. Isso ocorre devido à maneira que nosso metabolismo opera: ao longo do dia, queimamos mais carboidratos, enquanto à noite, queimamos gorduras. A luz natural, ao melhorar o sono, ajuda a regular essas funções.
Os resultados obtidos instigam a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos da luz natural para diabéticos. “Nossas descobertas sugerem que a exposição à luz natural impacta positivamente o metabolismo e pode apoiar o tratamento e prevenção de doenças metabólicas”, concluíram os cientistas.