O que você precisa saber sobre a osteroporose
A osteoporose é uma doença silenciosa, o que significa que pode ocorrer com poucos ou nenhum sintoma. A menos que ocorra uma complicação
A osteoporose é uma condição médica que leva ao enfraquecimento da estrutura óssea do corpo.
A condição ocorre quando o processo natural de formação óssea não consegue acompanhar o processo de perda óssea, resultando em ossos porosos e frágeis. O osso tem uma estrutura em forma de treliça, semelhante a um favo de mel.
Quando a osteoporose é um problema, há menos osso de suporte e lacunas maiores na estrutura, levando a uma estrutura mais fraca. Devido a esse enfraquecimento, os ossos podem ser quebrados com trauma mínimo.
- Black Sushi inova com nove sobremesas artesanais exclusivas
- Estes alimentos e tratamentos funcionam bastante contra a queda de cabelo
- Estudo investiga possível relação entre plástico e o autismo
- Perda de olfato no banho pode ser sinal de demência
Ossos quebrados podem ser um problema sério. Embora algumas dessas fraturas possam ser tratadas com tratamentos simples, outras podem exigir cirurgia e reabilitação prolongada.
Quais os sintomas de osteoporose?
- dor óssea, especialmente nas costas, quadris e punhos
- encurtamento da altura devido ao colapso das vértebras da coluna vertebral
- postura encurvada
- Fraturas frequentes
- redução da mobilidade
É importante observar que a osteoporose pode progredir sem causar sintomas evidentes, daí a importância de exames de densitometria óssea para identificar precocemente a perda de densidade óssea.
Além dos sintomas físicos, a osteoporose pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, levando à incapacidade, dependência e até mesmo depressão devido à dor crônica e à limitação das atividades.
Causas e fatores de risco da osteoporose
- Gênero feminino
- Raça caucasiana
- Idade avançada
- Nutrição pobre
- Uso de tabaco
- Alguns medicamentos específicos (por exemplo, esteroides )
- Algumas condições médicas (por exemplo, anomalias da tiroide
Como é o diagnóstico da osteroporose?
Se houver suspeita de osteoporose, ou se for determinado que um indivíduo tem alto risco de desenvolver, realiza-se um teste denominado teste de densidade óssea.
As radiografias típicas não são um teste muito bom para determinar a densidade óssea. Embora você possa ouvir um médico afirmando que o osso parece fino em um raio-X, o teste de densidade óssea é um teste muito mais preciso.
Os testes de densidade óssea usam a exposição à radiação para avaliar o osso. Mas em vez de gerar uma imagem do osso, os médicos medem quanto o osso consegue absorver do feixe de raios X.
Ao fazer isso, eles podem determinar a densidade do osso e compará-la com os níveis esperados de densidade óssea. Os testes de densidade óssea são indolores e não invasivos. Eles podem ser usados para ajudar a orientar tratamentos e ajudar a prever a probabilidade de fratura.
Tratamento
Um dos desafios da perda óssea é que a condição não pode ser facilmente revertida, mas pode ser retardada. Os tratamentos concentram-se nos esforços para manter a densidade óssea e prevenir a perda contínua de osso. Existem alguns casos em que a densidade óssea pode realmente aumentar, mas, novamente, a ênfase geralmente visa os esforços para evitar mais perda óssea.
Várias modificações no estilo de vida são eficazes. Estas são etapas que todos podem seguir para melhorar a saúde óssea:
- Participar de exercícios regulares, de preferência atividades com levantamento de peso em que você fique de pé
- Parar de fumar
- Ter uma dieta saudável
- Garantir que você tenha uma ingestão adequada de nutrientes essenciais, incluindo cálcio e vitamina D, ou tomar suplementos se não consumir uma quantidade adequada desses nutrientes
Os medicamentos podem ser tratamentos eficazes para a osteoporose e existem várias opções para diferentes situações. As opções incluem:
- Terapia de reposição de estrogênio
- Bisfosfonatos
- Calcitonina
- Moduladores de receptores de estrogênio