Oito alimentos saudáveis que podem arruinar sua dieta
Alguns alimentos carregam 'dupla identidade': são saudáveis, mas podem destruir uma alimentação equilibrada
Prestar atenção em tudo o que você come é o primeiro e mais importante passo para ter uma alimentação saudável. É isso que vai fazer você cortar os alimentos que prejudicam sua saúde e, também, evitar que você caia em pegadinhas.
Sim, pegadinhas. Porque o mundo está cheio de alimentos que parecem totalmente saudáveis, e que você pode comê-los à vontade… mas a verdade não é bem assim.
Não se deixe enganar. Abaixo, listamos alguns alimentos que, apesar de fazerem bem para a saúde, precisam ser consumidos com moderação, pois podem arruinar o equilíbrio da sua alimentação.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Saiba como a falta de vitamina A pode atrapalhar sua rotina
Abacate
Como toda fruta, é super nutritiva e boa para a saúde. Mas precisa de atenção especial, pois é extremamente calórica. Míseras 100g de abacate contêm 96 calorias.
Amêndoa
Apesar de rica em gorduras boas e proteína, a amêndoa é muito calórica. 100g (ou 10 unidades) contêm 581 calorias.
Azeite
Ele ajuda no controle do colesterol, mas também é muito calórico. 50ml (ou 5 colheres de sopas) do óleo têm 442 calorias.
Barrinha de Cereal
Mesmo que as barras de cereais não sejam muito calóricas, elas são cheia de açúcares. Inclusive xarope de glicose, que está diretamente ligado ao acúmulo de gordura abdominal.
Iogurtes com sabor
A maioria dos iogurtes de morango, frutas vermelhas e outros sabores chamativos, além de muita gordura, contêm corantes artificiais e muito açúcar. Prefira as opções naturais.
Molho de Tomate
Mesmo industrializados, os molhos de tomate usam grandes quantidades da fruta, e isso é ótimo. O problema é que eles também contêm quantidades elevadas de sódio, e isso pode causar sérios problemas de saúde.
Sucos Detox
Eles oferecem benefícios à saúde, mas não devem ser usados como substitutos de refeições. Como não contêm muitas proteínas, podem gerar carência deste e de outros nutrientes.
Tremoço
Apesar de ser conhecido como um petisco saudável, tem uma quantidade absurda de sódio: 1.809mg a cada 100g do alimento. Ou seja, comendo um pouquinho de tremoço você atinge o limite de consumo de sódio diário, que é de 5g para pessoas saudáveis.
No final das contas, vale a máxima: nada em excesso faz bem. Nem alimentos saudáveis.